F1: Rumores indicam que FIA estuda uso de asa automática a partir de 2026

Com a chegada de 2025, as equipes da Fórmula 1 receberam bandeira verde para começarem os trabalhos nos carros que estarão sob p novo regulamento do próximo ano. E com a saída do DRS, o sistema de ultrapassagem será através do gerenciamento de uso de energia, mas rumores indicam que ambos elementos aerodinâmicos podem ser implantados automaticamente.

A partir de 2026, as unidades de potência terão potência dividida, sendo 50% vindo do ICE [motor de combustão interna] e 50% vindo do MGU-K [componente do trem de força híbrido]. Para lidar com as questões de desequilíbrio de potência, estima-se que a FIA está buscando maneiras de que os pilotos não precisem diminuir nas retas para recarregar as baterias, segundo trouxe o Motorsport Itália.

Uma das maneiras vistas pela entidade máxima do esporte seria automatizando a ativação da abertura e fechamento das asas dianteira e traseira. Isso deixaria o uso do modo overdrive a critério do piloto, uma que a asa móvel não existiria mais.

Atualmente, os competidores da F1 podem usar o sistema do DRS para auxiliar as ultrapassagens aos carros à sua frente. Entretanto, há regras de quando pode ou não ser acionado – mas em 2026, essas normas não irão mais existir. As asas ainda terão os flaps para reduzir o arrasto nas retas, mas o principal objetivo é para que o carro use menos energia quando estiver aberto.

Então, segundo os boatos, os flaps das asas de 2026 podem ser totalmente automáticas, sem precisar que os pilotos acionem através de algum botão.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.