Nico Rosberg expôs nesta semana o ambiente altamente tóxico vivido na Mercedes durante a temporada 2016 da Fórmula 1, quando protagonizou uma intensa disputa pelo título com Lewis Hamilton. Segundo o alemão, a rivalidade entre os dois extrapolou os limites da pista e afetou profundamente a dinâmica interna na equipe.
Em entrevista à Sky Sports, Rosberg relatou que o clima de tensão contaminou os diferentes setores da Mercedes: “Começou entre os pilotos, depois foi para os mecânicos, engenheiros, e é aí que realmente se tornou problemático para a equipe.”
A situação chegou a tal ponto que, segundo Rosberg, seus próprios mecânicos chegaram a omitir informações sobre problemas de confiabilidade de seu carro para a equipe de Hamilton. “No começo de 2016, estava tão tóxico que, quando algo falhava no meu carro, meus mecânicos às vezes nem contavam para o outro lado”, disse ele.
Diante do cenário crítico, o chefe da equipe, Toto Wolff, decidiu intervir com uma medida drástica. “O que Toto fez, foi trocar os mecânicos da noite para o dia. Os meus mecânicos, que eram meus amigos, minha família, de repente estavam no carro de Lewis. E os mecânicos de Lewis, que eram como inimigos, passaram a estar do meu lado. Foi como uma terapia de choque, e funcionou incrivelmente bem”, afirmou Rosberg.
Sobre a deterioração da relação pessoal com Hamilton, Rosberg explicou que o afastamento foi gradual e irreversível: “A relação com Lewis começou a ficar difícil passo a passo. Foram pequenos gestos que pioraram tudo até sair completamente do controle”.
Ele também mencionou os momentos mais difíceis da temporada: “Os acidentes e toques foram os piores. Quem teve culpa? Quem deveria assumir a responsabilidade? Era algo incrivelmente intenso no calor do momento, logo após sair do carro”, acrescentou.
Rosberg finalizou dizendo que uma reconciliação verdadeira nunca foi possível: “Eu e Lewis nunca nos sentamos para ter uma conversa franca sobre isso”, encerrou o alemão, que conquistou o título na Fórmula 1 naquele ano e se aposentou da carreira de piloto logo em seguida.