F1: Rosberg diz que precisou mudar para superar Hamilton em 2016

A conquista do título na Fórmula 1 em 2016, exigiu muito mais de Nico Rosberg do que velocidade na pista. O alemão revelou que precisou mudar aspectos importantes de sua personalidade para conseguir derrotar Lewis Hamilton e alcançar seu único título na F1.

Rosberg encerrou a hegemonia inicial do britânico na Mercedes, ao conquistar o título por apenas cinco pontos de vantagem na decisão da temporada 2016, em Abu Dhabi. Logo depois de atingir o objetivo que perseguia desde a infância, o piloto alemão surpreendeu o paddock ao anunciar sua aposentadoria da categoria.

Segundo o ex-piloto, a jornada para superar Hamilton exigiu um nível de dedicação tão elevado que ele não tinha interesse em repetir o processo. Para chegar ao topo da Fórmula 1, Rosberg acredita que precisou deixar de agir da forma que considerava natural em sua vida pessoal.

Em entrevista ao podcast High Performance, o campeão de 2016 explicou que sua personalidade foi um obstáculo durante a disputa contra o então companheiro de equipe: “Com certeza. Porque o verdadeiro Nico Rosberg era bonzinho demais. Eu precisava me forçar e ser mais duro às vezes, mesmo que isso não viesse naturalmente para mim”, afirmou.

O alemão também fez um paralelo com a situação atual de Lando Norris. Na visão de Rosberg, o piloto da McLaren enfrenta um desafio semelhante ao competir diretamente contra Max Verstappen, especialmente nos duelos roda a roda.

Nico Rosberg e Lewis Hamilton (Mercedes) - GP da Itália
Foto: Andrej ISAKOVIC/ AFP

“Você tem o mesmo exemplo com Lando. Em geral, as pessoas dizem que ele é bonzinho demais. Nas disputas roda a roda, ele sempre perdeu para Max nos últimos anos”, avaliou o ex-piloto. Para ele, Norris precisa mostrar mais firmeza em um confronto direto para alterar a forma como Verstappen encara essas disputas.

Rosberg afirmou que o britânico deveria sustentar sua posição em uma disputa, mesmo que isso levasse a um acidente: “O que Lando precisa fazer apenas uma vez, é manter sua posição e causar uma batida. Isso enviaria uma mensagem para Max: ‘Ele está mudando, está se tornando mais agressivo. Talvez eu precise me acalmar um pouco da próxima vez, porque caso contrário vamos bater’,” disse o alemão.

Questionado se adotou essa mesma postura em sua rivalidade com Hamilton, o alemão respondeu de forma direta, fazendo referência a um dos episódios mais marcantes da disputa interna da Mercedes em 2016: “Bem, nós batemos, não foi?”, concluiu Rosberg, lembrando o incidente ocorrido no GP da Espanha daquele ano.

Para o ex-piloto, vencer um rival do nível de Hamilton, exigiu não apenas desempenho técnico e velocidade, mas também uma mudança de mentalidade que o levou a agir de forma diferente daquela que considerava ser sua natureza.