Sergio Perez recebeu uma penalidade de três posições no grid de largada para a próxima corrida em Barcelona, após sua batida na parte final do GP do Canadá de Fórmula 1, por ter pilotado perigosamente de volta aos boxes com a asa traseira quebrada e soltando pedaços pela pista. De acordo com o ex-piloto de F1, Jan Lammers, embora a penalização fosse totalmente justificada, era importante que um safety car fosse evitado.
A Red Bull instruiu Perez a voltar para o box após sua batida. Pelos danos no carro, isso não deveria ter sido permitido, já que o retorno não foi feito com segurança. No entanto, a equipe queria evitar um safety car, já que Max Verstappen liderava a corrida com uma certa vantagem. Se o safety car fosse acionado e entrasse na pista, essa vantagem teria desaparecido.
“Isso acentua o quão grande foi o erro de Perez. Ele comete um erro que basicamente provocaria um safety car. Na verdade, a Red Bull ainda o está salvando um pouco, porque do contrário ele seria muito criticado no México. Ele não só teve um desempenho muito ruim, como também poderia ter tirado a vitória de Verstappen,” disse Lammers no podcast da NOS F1.
Lando Norris da McLaren, estava em segundo lugar naquele momento e poderia ter feito uma ultrapassagem na relargada, acredita o ex-piloto de Fórmula 1. “Sabemos que os carros da McLaren aquecem os pneus com mais rapidez do que os da Red Bull, então se houvesse uma relargada naquele momento, Lando teria uma boa chance de superar Max”, acrescentou.
O abandono de Perez fez com que a Red Bull ficasse apenas com os 25 pontos da vitória de Verstappen no campeonato de construtores. Lammers vê que a Red Bull não é mais a equipe estável que era nas últimas duas temporadas. O atual diretor esportivo do GP da Holanda, vê na McLaren um adversário realmente perigoso pelo resto da temporada.
“Max e a Red Bull tiveram a sorte de construir uma vantagem no início da temporada. Agora a McLaren parece ser uma equipe consistente e se eles não tivessem essa vantagem para o resto do campeonato, eu fico curioso para saber quem vai vencer o campeonato a partir de Barcelona. A McLaren pode muito bem ser a campeã”, disse ele.
E voltando para Perez e sua performance. O piloto de 34 anos renovou seu contrato com a Red Bull Racing antes do fim de semana no Canadá por mais dois anos. Isso levantou algumas questões entre o público, incluindo Lammers. “Isso desafia a lógica. É muito loucura, qual é a razão para isso? Sem dúvida, há uma razão subjacente que não sabemos de fora, mas não é lógica”, finalizou o ex-piloto.
Pelo que é comentado no paddock da F1, os motivos para a renovação de Perez teriam sido o fato dele não representar nenhuma ameaça para Verstappen, o que poderia ocorrer com um piloto mais forte ao lado do holandês, além da grande cota de patrocínios que o mexicano leva para a Red Bull.