F1: Pirelli testa pneus para 2025 no circuito de Paul Ricard

A fornecedora de pneus da Fórmula 1, Pirelli, começou na terça-feira (28) os testes para os pneus de chuva da temporada 2025. Os testes acontecem no circuito francês de Paul Ricard e se estendem até esta quarta-feira (29).

Ontem, o foco foi nos pneus slick, com as opções macio, médio e duro. Já nesta quarta, serão testados os intermediários e de chuva extrema. Para simular condições de pista molhada, o circuito conta com um sistema de aspersão (sistema para molhar artificialmente), recurso presente apenas em Paul Ricard e em Fiorano, na Itália.

Embora pouco utilizados em corrida, devido às condições extremas que exigem sua utilização, os pneus de chuva seguem em desenvolvimento. “Estamos testando tanto os intermediários quanto os de chuva extrema, mas a prioridade é o pneu de chuva extrema. Queremos melhorar seu desempenho, pois sabemos que atualmente ele sofre muito com superaquecimento”, afirmou o engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra ao portal motorsport.com. “Em termos de performance, ele degrada rapidamente devido à remoção dos cobertores térmicos no ano passado”.

Os cobertores térmicos deixaram de ser usados para os pneus de chuva em 2023. A Pirelli analisa a possibilidade de estender a medida para os intermediários. “Também temos um plano para os intermediários”, afirmou Berra. “Usando novos compostos, nosso objetivo é remover os cobertores também para esse tipo de pneu, assim como fizemos com os de chuva extrema”.

Já em relação aos pneus slick, a borracha não sofrerá grandes mudanças. No entanto, há novidades em teste. “Mais importante ainda, vamos testar também os compostos C3, C4 e C5. Para o C5, acho que é a primeira vez nesta temporada que o colocamos à prova. Será interessante ver os resultados para o composto de próxima geração”, disse Berra. O engenheiro destacou a expectativa em relação ao desempenho dos novos compostos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.