Oscar Piastri venceu a corrida sprint válida pelo Grande Prêmio do Catar, realizada neste sábado (30) no Circuito Internacional de Lusail. O australiano venceu sua segunda corrida sprint da carreira, depois que Lando Norris abriu passagem para seu companheiro de equipe na última curva das 19 voltas da corrida.
Norris liderou de ponta a ponta, enquanto Piastri superou George Russell na largada. Depois de segurar diversos ataques de George Russell, Piastri se manteve na segunda posição e foi “presenteado” por Norris na última volta. Russell terminou em terceiro.
Carlos Sainz foi o quarto colocado à frente de Charles Leclerc, ambos pilotos da Ferrari. Lewis Hamilton, da Mercedes, fez uma boa largada e ganhou duas posições, de Leclerc e Max Verstappen, mas foi superado por Leclerc nas voltas finais da corrida.
Nico Hulkenberg foi o sétimo colocado, à frente de Verstappen, que superou Pierre Gasly para garantir o último ponto da sprint.
A Fórmula 1 retorna neste sábado com a qualificação, que define o grid de largada do GP do Catar, às 15h (horário de Brasília). O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades do GP do Catar ao vivo e em tempo real.
A corrida
Norris manteve a liderança na largada. Russell e Piastri trocaram ultrapassagens, até que o piloto da McLaren se estabeleceu na segunda posição no fim da volta 2.
Hamilton largou bem e era o quinto colocado na volta 3, enquanto Verstappen, que partiu da P6, caiu para P9 e não conseguia atacar Gasly.
Lawson perdeu sete posições na largada. O piloto da RB fez uma começo conservador e foi empurrado para fora da pista por Stroll. Como resultado, o neozelandês caiu para P17.
Na volta 8, Verstappen usou o DRS para ganhar a oitava posição que era de Gasly.
Russell até tentou, mas Piastri se favoreceu do DRS para se manter à frente do britânico. No fim, Norris desacelerou e entregou a vitória para o seu companheiro de equipe Piastri. Russell terminou em terceiro, enquanto Sainz e Leclerc completaram os cinco primeiros.
Confira o resultado da sprint do GP do Catar:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) George Russell (Mercedes)
4) Carlos Sainz (Ferrari)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
8) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
17) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
18) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
19) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
20) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)