Max Verstappen poderia não ter disputado o GP do Canadá se as novas regras de penalização da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) estivessem valendo na época do GP da Espanha. Com 11 pontos, o tetracampeão ainda pode ser suspenso até 30 de junho, quando dois desses pontos vencem.

Em Barcelona, o holandês foi punido com três pontos após colidir com George Russell. De acordo com as novas diretrizes da FIA, Verstappen deveria ser punido com quatro pontos por “colisão com intenção deliberada ou imprudente”. Isso seria o suficiente para fazer o piloto da Red Bull atingir o teto de 12 pontos e ser suspenso da prova em Montreal.
Verstappen vem acumulando pontos por conta de infrações desde o ano passado, incluindo incidentes com Lando Norris na Áustria e no México em 2024, violação de regras do Virtual Safety Car no Catar e uma colisão com Oscar Piastri em Abu Dhabi.
Mesmo com a possibilidade de ser suspenso, o piloto já admitiu que não vai mudar sua abordagem durante as corridas. Inclusive, durante a coletiva de imprensa do GP da Áustria, o tetracampeão se mostrou irritado com um jornalista que perguntou sobre o assunto, afirmando que está cansado das questões repetitivas.
O novo sistema de punições será aplicado a partir de 2026. Confira os detalhes da mudança na matéria publicada pelo F1Mania.