F1: Marko diz que Tsunoda continua na RB em 2025

O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, confirmou a permanência de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 para a temporada 2025. O piloto japonês irá continuar na RB no próximo ano, mas com a possibilidade de ter um novo companheiro de equipe.

Após a renovação de contrato de Sergio Perez com a Red Bull, Marko esclareceu o futuro da RB. Segundo ele, ‘Tsunoda está definido para 2025’.

Tsunoda estreou em 2021, quando a equipe RB ainda se chamava AlphaTauri. Até o momento, vem superando o experiente companheiro Daniel Ricciardo, somando cinco chegadas na zona de pontuação. O japonês ocupa a décima colocação no campeonato de pilotos, quatro posições à frente de Ricciardo.

Antes da confirmação do novo contrato de Perez, Tsunoda indicou que consideraria outras equipes caso não fosse promovido para a Red Bull Racing. “Se eu tiver uma oferta interessante que possa ser melhor que a RB ou a Red Bull Racing, vou pensar a respeito. Mas também tenho muita lealdade à Red Bull, pois sem eles eu não estaria aqui. E obviamente à Honda também. Falando nisso, talvez a Aston Martin, mas eles já têm dois pilotos definidos”, afirmou anteriormente o piloto japonês.

Ricciardo retornou à ‘família’ Red Bull em 2023 como piloto reserva, sendo promovido à titular, quando substituiu Nyck de Vries na então AlphaTauri, após dez GPs na temporada passada. Ele então perdeu cinco corridas devido a uma fratura na mão esquerda, ocorrida em um acidente no TL2 do GP da Holanda, e Liam Lawson estreou na categoria como seu substituto, mostrando um desempenho muito consistente.

Agora, Lawson é um dos cotados para assumir o lugar de Ricciardo no próximo ano. “Ele (Lawson) está presente em todas as corridas (como piloto reserva da RB e da Red Bull Racing) e estamos em contato próximo”, disse Marko.

Um fator que pode influenciar a decisão da Red Bull, é a possibilidade de outra equipe investir em Lawson caso ele não consiga uma vaga de titular em 2025. “Existe uma cláusula no contrato com Lawson. Se não oferecermos um lugar no grid, ele estará livre para negociar com outras equipes”, afirmou Marko, dando a entender que o piloto pode realmente ocupar o lugar de Ricciardo.