F1: Marko aponta candidatos para vaga na RB

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, indicou que a equipe tem diversas opções para a definição da dupla de pilotos na RB para a temporada 2025 da Fórmula 1.

Atualmente, a RB, equipe irmã da Red Bull Racing, conta com Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, mantendo a dupla do ano passado. No entanto, Liam Lawson, que impressionou como substituto de Ricciardo em cinco corridas de 2023, aguarda uma oportunidade, enquanto continua como reserva das duas equipes.

O neozelandês está na briga pela vaga de titular na RB, mas caso não seja promovido, já avisou que buscará outras equipes.

Além de Lawson, Marko destacou a existência de outras opções fora da ‘família’ Red Bull. “É um problema de luxo”, disse Marko ao motorsport.com. “Temos outro piloto Honda além de Tsunoda, que vem fazendo boas corridas: Ayumu Iwasa.”

“Ele ainda não venceu nenhuma prova esse ano (na Super Fórmula Japonesa) por conta de duas largadas ruins, mas segue em terceiro no campeonato. Tsunoda e Iwasa são dois pilotos japoneses com contratos de longo prazo conosco, então veremos como isso se desenrola.”

Para garantir a vaga na F1, Iwasa precisará vencer o campeonato da Super Fórmula, segundo Marko. “Vamos ver se ele consegue o título primeiro. A primeira corrida não foi boa, mas na segunda ele foi o melhor piloto.”

Outro piloto cotado é Isack Hadjar, que participou de duas sessões de treinos livre no ano passado, pela então AlphaTauri, atual RB, e pela Red Bull, respectivamente. “Temos Isack Hadjar, que está indo muito bem na Fórmula 2, e também Josep Maria Marti, apesar de cometer muitos erros ainda.”

“No caso de Hadjar, é preciso lembrar que ele foi tocado na primeira corrida e também teve problemas técnicos duas vezes, quando estava em posição de vitória. Ele ainda é o segundo no campeonato, então é definitivamente um dos pilotos mais rápidos e consistentes”, encerrou Marko.