F1: Marko admite erro com carro de Verstappen no TL1 em Silverstone

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, reconheceu que um erro no acerto do carro comprometeu o desempenho de Max Verstappen no primeiro treino livre para o GP da Inglaterra de Fórmula 1, nessa sexta-feira. O holandês finalizou a sessão apenas em décimo lugar, mais de meio segundo atrás do líder Lewis Hamilton, da Ferrari.

Verstappen enfrentou dificuldades com o equilíbrio do RB21 durante toda a sessão, relatando tanto subesterço quanto sobresterço, que variavam de curva para curva. Marko atribuiu o fraco desempenho a um problema técnico ainda não identificado.

“Subesterço, sobresterço, e isso variava de curva para curva”, afirmou Marko à emissora Sky alemã. “Então, há um erro em algum lugar, porque há grandes diferenças, também entre o ritmo de corrida e o ritmo de volta rápida. Temos que investigar o que está errado.”

O consultor foi direto ao avaliar a situação: “Com esse desempenho, não estamos nem perto do pódio. Agora precisamos garantir que o carro volte ao normal. Fizemos algumas mudanças, mas há algo que definitivamente não está certo.”

Verstappen usou um novo assoalho no TL1, parte de uma atualização da equipe, mas a peça só foi instalada em seu carro, por questões logísticas: “Sim, por conta das restrições de tempo, não conseguimos produzir a mesma peça para os dois carros”, acrescentou Marko.

F1 2025, Fórmula 1, GP da China, Xangai
Foto: Red Bull Content Poll

Apesar das dificuldades do piloto holandês, a Red Bull elogiou o desempenho do jovem Arvid Lindblad, que substituiu Yuki Tsunoda no TL1 e terminou em um razoável P14 em seu primeiro contato com um carro atual de F1: “Arvid fez um excelente trabalho. Foi claro no feedback e mostrou consistência no ritmo de corrida”, concluiu o consultor da Red Bull.

O time agora trabalha para corrigir os problemas antes da segunda sessão de treinos em Silverstone, em busca de uma recuperação no final de semana.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.