F1: Mansell guia Williams FW11 de 1986 totalmente restaurado em Goodwood

Nigel Mansell vai viver um momento emocionante durante o Festival de Goodwood, que acontece entre 10 a 13 de julho Durante o evento, o ex-piloto de Fórmula 1 vai ter a oportunidade de guiar o Williams W11 pela primeira vez desde 1986 e totalmente restaurado.

Em uma parceria histórica entre a Williams Heritage e a Honda, o icônico carro que garantiu o título de Construtores para a equipe naquela temporada, foi completamente renovado e voltou às especificações originais que o consagraram campeão. O trabalho minucioso levou meses até ser concluído.

O retorno desse símbolo da Fórmula 1 às pistas acontece no Festival de Goodwood e no sábado, dia 12, Mansell vai assumir o volante do monoposto que quase lhe rendeu o título mundial – naquele ano, liderava a temporada até a etapa final, em Adelaide, quando sofreu um estouro de pneu que o obrigou a abandonar a prova e então, Alain Prost aproveitou a situação e ficou com o título.

Mas o FW11 não é lembrado apenas por esse episódio. Na época, o carro também chamava atenção pela tecnologia de ponta: suspensão dianteira por pushrod, traseira por pullrod, câmbio manual de seis marchas e o motor Honda RA166E — um V6 biturbo de 1.5 litro simplesmente brutal.

Além de Mansell, outros nomes que marcaram época na Williams vão guiar o FW11 em Goodwood. Estão confirmados Thierry Boutsen, Riccardo Patrese e também Karun Chandhok, que hoje é embaixador da Williams Heritage e comentarista.

Não apenas isso, a Williams também vai levar para o evento outro carro lendário: o FW14B, de 1992, que dominou a Fórmula 1 e levou Mansell ao seu tão sonhado título mundial. O próprio Mansell vai pilotar novamente esse carro, ao lado do chefe de equipe James Vowles, de Jamie Chadwick e de Lia Block.

“É um privilégio enorme poder celebrar a rica história da Williams em Goodwood, mostrando dois dos carros mais icônicos da nossa trajetória”, afirmou James Vowles, atual chefe da Williams. “A restauração do FW11 representa uma colaboração histórica entre a Williams e a Honda, uma parceria que definiu uma era de excelência na engenharia e de sucesso nas pistas.”

Vowles destacou ainda a importância do momento ao dizer que “ver o FW11 lado a lado com o lendário FW14B é um lembrete muito poderoso da nossa herança no automobilismo. Esse evento celebra perfeitamente a tradição e a inovação que continuam inspirando nossa equipe até hoje.”

Jonathan Kennard, diretor da Williams Heritage, também comentou sobre o trabalho de restauração. “Devolver o FW11 às condições originais, exatamente como ele venceu corridas, foi um verdadeiro trabalho de amor para todos nós aqui na Williams Heritage. Ver esse carro subindo a colina de Goodwood, pilotado novamente por Nigel Mansell pela primeira vez desde 1986, será um momento inesquecível e muito especial para todo mundo que fez parte disso”, disse.

“Me enche de orgulho ver a Williams e a Honda se unindo novamente, reacendendo uma parceria que fez história quase quatro décadas atrás. É uma homenagem poderosa a uma era incrível de inovação e sucesso que construímos juntos na Fórmula 1”, completou.

Pela Honda, quem comentou foi Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation. “Na nossa trajetória na Fórmula 1, desde 1964, o FW11 representa um marco, a combinação perfeita entre desempenho de motor e equilíbrio de chassi”, destacou.

“Trabalhar com a Williams Heritage na restauração desse carro icônico é uma forma de honrar nossa história conjunta e nosso compromisso com a inovação. Ver esse carro de volta às pistas em Goodwood é uma celebração perfeita dos 75 anos da Fórmula 1 e um tributo ao legado de excelência em engenharia e espírito competitivo que construímos juntos ao longo de muitos anos”, concluiu Watanabe.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.