Arvid Lindblad acredita que os pilotos que estrearem na Fórmula 1 a partir de 2027, irão enfrentar uma situação mais difícil do que a vivida por ele em sua temporada de estreia este ano. Para o piloto da Racing Bulls, a mudança radical nos carros e nas unidades de potência em 2026 criou uma condição excepcional para os novatos.
Segundo Lindblad, as novas características dos carros fizeram com que até os pilotos mais experientes precisassem desenvolver habilidades diferentes. Por isso, ele não considera que sua condição de estreante, tenha representado uma vantagem diante de nomes como Lewis Hamilton.
Questionado por jornalistas se havia se beneficiado por chegar à categoria justamente em 2026, Lindblad respondeu que todos partiram de uma base semelhante: “Sim, era novidade para todos, mas eu não diria que isso é uma vantagem para mim. Eu diria que, por causa desses carros, isso será uma desvantagem para as pessoas que chegarem nos próximos anos”, afirmou.

O jovem piloto destacou que a chegada das novas unidades de potência obrigou todo o grid a aprender novamente: “Com esses motores, todos tivemos que começar e todos tivemos que aprender. Então, seja eu ou Lewis, que está fazendo isso há vinte anos, para todos nós isso representa habilidades completamente novas. Portanto, é um campo de jogo nivelado”, disse ele.
Lindblad avalia que esse equilíbrio não deve permanecer por muito tempo. Conforme os atuais pilotos acumularem experiência com a tecnologia e as características dos carros de 2026, os estreantes passarão a chegar sem a mesma oportunidade de aprender simultaneamente com os demais: “Nos próximos dois anos, acho que será uma desvantagem porque isso é muito diferente do que todos nós conhecemos”, acrescentou.
A temporada de estreia de Lindblad tem sido positiva até aqui, com pontos em sete das onze primeiras corridas e vinte e três pontos no campeonato, ocupando a 11ª posição. Seus melhores resultados foram dois sétimos lugares, em Mônaco e Silverstone, enquanto o piloto também reforçou que seu objetivo sempre foi chegar à F1 para disputar vitórias, sem considerar uma alternativa à categoria.