A Liberty Media, empresa proprietária da Fórmula 1, está prestes a receber o apoio da União Europeia (UE) para uma aquisição multibilionária da MotoGP, de acordo com informações recentes.
Uma proposta de compra da Dorna Sports e da MotoGP pela Liberty Media foi anunciada em abril de 2024, com um valor estimado de US$ 3,8 bilhões para assumir o controle do campeonato mundial de motociclismo. No entanto, a transação dependia da aprovação da Comissão Europeia.
A Comissão, órgão regulador dos vinte e sete membros da UE, estava investigando se a proposta violava as leis antitruste e de concorrência. A investigação, conhecida como Fase II, foi iniciada em dezembro de 2024.
Como resultado da investigação, a decisão da UE sobre a aprovação da aquisição foi adiada para 1º de julho de 2025. No entanto, a Reuters agora informa que a Comissão decidiu aprovar o acordo, sem exigir quaisquer concessões da Liberty Media.
Havia temores de que a propriedade tanto da F1 quanto da MotoGP pela Liberty Media, pudesse causar um monopólio nos direitos de transmissão na UE, com ambos os campeonatos pertencendo à mesma empresa. Também se questionava se o maior acionista, John Malone, teria uma influência excessivamente grande que poderia impedir emissoras concorrentes de licitarem os direitos.
“Existe um mercado muito grande e crescente para entretenimento audiovisual muito além dos esportes, e a transação aumentará a capacidade da MotoGP de competir neste mercado altamente competitivo”, explicou um porta-voz da Liberty Media, citado pela Reuters.