F1: Lawson fala sobre sua demissão da Red Bull no início de 2025

Liam Lawson, piloto da Red Bull Racing nas duas primeiras corridas da temporada 2025 da Fórmula 1, compartilhou detalhes sobre sua rápida demissão da equipe, após uma sequência difícil nessas primeiras corridas do ano. Após a saída de Sergio Perez no final de 2024, Lawson foi promovido para a vaga ao lado de Max Verstappen. No entanto, suas dificuldades nas duas primeiras corridas fizeram com que fosse rapidamente mandado de volta à equipe irmã, Racing Bulls, onde permanece no momento.

Em entrevista ao RacingNews365, Lawson afirmou que chegou à Red Bull sem a preparação necessária, o que dificultou sua adaptação: “Se você observar como outras equipes lidaram com a chegada de um piloto jovem, como Kimi (Antonelli na Mercedes), que teve muitos dias de teste e tempo de pista, a nossa abordagem foi bem diferente. Não fizemos nenhum teste pré-temporada, apenas dois finais de semana em pistas nas quais nunca tinha corrido”, afirmou.

As corridas iniciais de Lawson foram marcadas por problemas de confiabilidade nos carros, tanto no GP da Austrália quanto no da China. Na corrida em Melbourne, ele se classificou em 18º e sofreu um acidente, o que resultou em seu abandono prematuro na corrida.

Liam Lawson (NZL) Racing Bulls VCARB 02.
Foto: XPB Images

No entanto, Lawson se mostrou disposto a seguir a estratégia da equipe, acreditando que as mudanças no carro visavam prepará-lo para as corridas seguintes: “Em Xangai, tomamos um risco com a configuração do carro, tentando aprender algo novo. Para mim, isso era para ajudar no meu desenvolvimento futuro, então aceitei correr com aquela configuração. Porém, essa performance acabou sendo usada para me demitir da equipe”, acrescentou.

Desde seu retorno à Racing Bulls, Lawson mostrou sinais de recuperação, incluindo três corridas pontuando nas últimas quatro etapas. No entanto, o piloto de 23 anos não está satisfeito com seu desempenho: “Houve vários fatores que fizeram essas duas corridas iniciais não serem boas. Não foi um bom começo, e não estava feliz com o meu desempenho pessoal. Eu estava tentando o meu melhor, mas olhando agora, eu poderia ter feito algumas coisas diferentes”, encerrou Lawson, admitindo que foi talvez um pouco ingênuo ao acreditar que teria mais tempo para evoluir na Red Bull Racing.