Kimi Antonelli foi punido após forçar um incidente com Max Verstappen na primeira volta do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1.
Antonelli acabou perdendo o controle na Curva 3 e colidiu com Verstappen. Com isso, o piloto italiano recebeu uma punição de três posições no grid para o GP da Inglaterra. Além disso, os comissários aplicaram dois pontos na superlicença de Kimi Antonelli por causar a colisão.
No relatório, os comissários da FIA concluíram: “O piloto do carro #12 travou os freios traseiros na entrada da Curva 3 e colidiu com o carro #1. Durante a audiência, o piloto admitiu o erro, explicando que travou as rodas traseiras ao usar seu ponto de frenagem habitual, mas também destacou que precisou evitar uma colisão com o carro 30 à sua frente, soltando os freios por um breve momento para isso.”
Os comissários concluíram que, embora o incidente tenha ocorrido na primeira volta, nenhum outro carro influenciou diretamente e que a culpa foi inteiramente do piloto do carro 12.
“Também foi reconhecido que não se tratou de uma tentativa deliberada de forçar a ultrapassagem, mas sim consequência da manobra evasiva. Como o piloto não pôde continuar na corrida, foi aplicada uma punição de perda de posições no grid para a próxima etapa,” informou os comissários da FIA.