F1: Horner diz que Tsunoda supera Perez nos dados internos

Christian Horner saiu em defesa de Yuki Tsunoda ao afirmar que o japonês está, em termos de desempenho interno, mais próximo de Max Verstappen do que Sergio Perez jamais esteve. A declaração do chefe da Red Bull Racing, vem em meio a críticas sobre a decisão da equipe de dispensar Perez antes da temporada 2025 da Fórmula 1.

Tsunoda foi alçado à equipe principal após apenas duas etapas, substituindo Liam Lawson, que teve início apagado. Apesar de alguns bons momentos, o piloto japonês marcou apenas sete pontos em oito corridas com a Red Bull, número inferior ao que somou em apenas duas provas pela Racing Bulls antes da promoção.

“Yuki começou encontrando um bom ritmo, mas o acidente em Ímola acabou afetando sua confiança”, reconheceu Horner em entrevista à Sky Sports F1. “Mas segundo nossas métricas, ele está mais próximo de Max. E esperamos que, com tempo e confiança, o desempenho venha.”

A disparidade entre os dois lados da garagem é evidente: dos 162 pontos da Red Bull no campeonato de construtores, 155 foram conquistados por Verstappen. Sem os pontos do holandês, a equipe despencaria para a última posição, algo que tem gerado questionamentos sobre a eficácia das mudanças promovidas para esta temporada.

F1 2024, Fórmula 1, GP do Catar, Lusail
Foto: XPB Images

Mesmo assim, Horner minimiza a comparação e aponta um fator-chave para a diferença de resultados: a capacidade excepcional de Verstappen. “Se você observar como os carros foram desenvolvidos nos últimos cinco anos, estamos sempre buscando o máximo de performance com as informações que temos. Às vezes, isso resulta em carros difíceis de pilotar, e Max tem uma habilidade aguda para extrair o máximo”, acrescentou.

Questionado sobre se Perez não estaria agora em situação mais favorável em comparação aos atuais companheiros de Verstappen, Horner foi taxativo: “Muita gente está dizendo que Sergio parece razoável em retrospectiva, e que Lawson e Tsunoda estão um pouco mais distantes. Mas não é isso que vemos nos dados”, encerrou o chefe da Red Bull.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.