F1: Haas fecha equipe na NASCAR no fim de 2024

Uma das mais fortes equipes da Nascar na atualidade, a Stewart-Haas anunciou na tarde desta terça-feira (28) o encerramento das operações na principal categoria do automobilismo americano ao final de 2024. A decisão foi revelada através de nota assinada pelos sócios da equipe, Tony Stewart e Gene Haas, este último, dono da equipe Haas na Fórmula 1.

De acordo com o comunicado, o fechamento da equipe se dará por conta da “necessidade de extrair o máximo de desempenho e, ao mesmo tempo, proporcionar sustentabilidade” a equipe. A nota ainda diz que ambos “chegaram a um ponto em que é hora de passar o bastão”.

Criada e 2002 apenas como Haas, o time se associou a Tony Stewart e, desde 2009, se chama Stewart-Haas. A equipe conta atualmente com quatro carros no grid da Nascar, pilotados por Josh Berry, Noah Gragson, Chase Briscoe e Ryan Preece. Na Xfinity Series, segundo nível da categoria americana, o time conta com mais dois carros, conduzidos por Cole Custer e Riley Herbst.

Em janeiro deste ano, rumores davam conta de que Gene Haas venderia a operação de sua equipe na Fórmula 1, o que foi negado pelo proprietário do time. Se na Nascar o time alcançou os títulos das temporadas de 2011, com Tony Stewart, e de 2014, com Kevin Harvick, na F1 o desempenho tem sido discreto desde a entrada na categoria.

Veja a nota emitida pela Stewart-Haas:

Tomamos a difícil decisão de encerrar a Stewart-Haas Racing no final da temporada de 2024. É uma decisão que não foi tomada facilmente, nem rapidamente.

Automobilismo é um esporte de trabalho intensivo e humilde. Exige um compromisso inabalável e vastos recursos, com uma mentalidade de 365 dias para ser melhor do que todos os outros. Isso é parte do que torna o sucesso tão gratificante.

Mas o compromisso necessário para extrair o máximo de desempenho e, ao mesmo tempo, proporcionar sustentabilidade é incrivelmente exigente, e chegamos a um ponto em nossas respectivas vidas pessoais e profissionais em que é hora de passar o bastão.

Estamos orgulhosos de todas as vitórias e campeonatos que conquistamos desde que nos unimos em 2009, mas ainda mais especial é a cultura que construímos e as amizades que fizemos ao nos comprometermos com uma causa comum – vencer corridas e colecionar troféus.

Esse é o mesmo compromisso que assumimos com nossa equipe, nossos parceiros e nossos fãs ao entrarmos neste ano, e esse compromisso permanecerá até o final da temporada em Phoenix.

Temos um enorme respeito e apreço por todos os nossos funcionários e trabalharemos diligentemente para ajudá-los durante essa transição a encontrar novas oportunidades após a temporada de corridas de 2024.