F1: GP de Miami tem histórico de domínio de Verstappen. Veja curiosidades desta pista

A Fórmula 1 retoma neste final de semana a temporada 2024 com a disputa do Grande Prêmio de Miami, sexta etapa do campeonato, marcado para o circuito montado nas ruas da região do Hard Rock Stadium. Será a terceira vez que a principal categoria do esporte a motor mundial correrá no traçado de 5.412 metros, mas há algumas curiosidades quando vemos as estatísticas da prova.

Nas outras duas passagens pelo traçado urbano na Flórida, a F1 teve o mesmo vencedor: Max Verstappen. O piloto da Red Bull entra como favorito neste ano mais uma vez, já que lidera o campeonato e venceu quatro das cinco provas disputadas na atual temporada, com primeiros lugares no Bahrein, Arábia Saudita, Japão e China.

Verstappen venceu as provas em Miami sem sequer largar da primeira fila. Na primeira vez da F1 no circuito, o holandês iniciou a disputa na terceira colocação, atrás dos dois carros da Ferrari, time que viu Charles Leclerc fazer a pole position, com Carlos Sainz em segundo. Já em 2023, Verstappen largou apenas em nono, em prova que teve como pole Sergio Pérez, com a outra Red Bull.

Com duas vitórias, Verstappen também é o piloto que mais liderou voltas em Miami. Na soma das duas passagens da categoria pelo traçado urbano, o tricampeão do mundo foi primeiro colocado em 74 voltas. Pérez ponteou provas em Miami em 21 giros, enquanto Leclerc foi o primeiro em oito voltas. Sainz, por sua vez, tem um giro liderado neste circuito.

As atividades em Miami serão abertas nesta sexta-feira (3) com o único treino livre do final de semana e a classificação para a Sprint. O sábado contará com a corrida Sprint e a classificação para o GP, que tem largada às 17h de domingo.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.