A Ferrari disputará o GP da Áustria de Fórmula 1 neste domingo, sem a presença de seu chefe de equipe, Fred Vasseur. O francês, que lidera a Scuderia desde o início de 2023, precisou deixar Spielberg e retornar para casa por motivos pessoais, segundo confirmou um porta-voz da equipe.
Na ausência de Vasseur, quem assumirá o comando da equipe será o ex-piloto de F1, Jérôme d’Ambrosio, atual vice-diretor da Ferrari e responsável pela Academia de Pilotos da Scuderia. Será a primeira vez que D’Ambrosio comandará a equipe principal em um fim de semana de corrida.
A notícia chega em um momento promissor para a Ferrari, que teve um dos seus melhores desempenhos em classificações até agora na temporada. Charles Leclerc largará da segunda posição, entre os dois carros da McLaren, enquanto Lewis Hamilton garantiu o quarto lugar no grid, sua melhor posição de largada em 2025 até o momento.
O bom resultado veio após a introdução de atualizações no SF-25, que aparentam ter surtido efeito positivo no desempenho do carro, ao menos nas atividades de sábado.

A rápida ascensão de D’Ambrosio dentro da estrutura da Ferrari tem chamado atenção. O belga de 39 anos ingressou na equipe em outubro do ano passado, vindo da Mercedes, onde atuava como diretor de desenvolvimento de pilotos. Ele também chegou a substituir Toto Wolff durante o GP do Japão em 2023.
D’Ambrosio foi vice-chefe e posteriormente chefe de equipe na Venturi Racing na Fórmula E, além de ter sido piloto na própria categoria elétrica por seis temporadas. Na Fórmula 1, ele disputou uma temporada completa com a extinta equipe Virgin em 2011, além de passagens como piloto reserva nas equipes Renault e Lotus.