F1: FIA altera regra e Antonelli pode correr na categoria

A FIA ajustou o Código Esportivo Internacional, permitindo que pilotos com menos de 18 anos possam competir na Fórmula 1. Isso significa que o jovem Andrea Kimi Antonelli de apenas 17 anos, já vai poder obter sua superlicença, e fazer sua estreia na categoria, algo que vem sendo bastante cogitado.

Desde a estreia de Max Verstappen na F1, com 17 anos, a FIA havia imposto uma regra para evitar casos similares. Apesar do sucesso do holandês, pilotos subsequentes precisariam ter ao menos 18 anos.

Agora a federação introduziu uma exceção. Aos 17 anos, pilotos com ‘habilidade e maturidade excepcionais comprovadas em monopostos’, poderão receber a superlicença, a critério exclusivo da FIA.

Essa alteração ocorreu após um pedido da Williams, que pretendia escalar Antonelli ainda na temporada 2024 no lugar de Logan Sargeant. A Mercedes, porém, detentora dos direitos do jovem piloto, prefere adiar sua estreia para 2025. Resta saber se a Williams aproveitará a brecha aberta pela FIA, e colocará Antonelli ao lado de Alex Albon já este ano, no que pode ser uma preparação para o jovem substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025.