A Ferrari encerrou o GP do Canadá de Fórmula 1 com resultados modestos. Charles Leclerc finalizou a corrida em Montreal na quinta posição e Lewis Hamilton na sexta. Apesar de reconhecer o potencial do carro, a equipe destacou que erros e contratempos ao longo do final de semana comprometeram a performance.
Leclerc avaliou o resultado como o máximo possível dadas as circunstâncias. “O quinto lugar foi o melhor que conseguimos. Talvez pudéssemos ter tentado algo diferente na estratégia, mas no fim isso não mudaria muito o desfecho da corrida. Nossa posição de largada foi o maior problema. É uma pista bem específica, então acredito que o desempenho aqui não será um indicativo para as próximas provas. Vamos nos reagrupar e voltar mais fortes”, disse ele.
Hamilton também enfrentou dificuldades. “O sexto lugar é um bom resultado, considerando as condições que tivemos. O carro estava bom nas primeiras voltas, e eu estava otimista, mas sofremos danos significativos logo no começo, o que nos fez perder bastante downforce. Depois disso, ficou difícil controlar o equilíbrio e o ritmo. Ainda tive problemas nos freios no segundo stint. Não estamos onde deveríamos estar, mas estamos totalmente focados em evoluir para brigar na frente. Esse é o objetivo para a Áustria”, acrescentou.

O chefe da equipe, Fred Vasseur, foi direto ao apontar a origem do desempenho abaixo do esperado. “Tivemos problemas demais desde o primeiro treino livre, quando perdemos um dos carros. Depois veio um erro na sessão de classificação, e na corrida Lewis perdeu muito downforce ao atingir um pequeno animal que atravessou a pista e danificou a parte frontal do assoalho. Se eu pudesse refazer o final de semana, não perderia o TL2 com um dos carros, o que nos impediu de simular long stints, e isso foi crucial atualmente.”
Apesar das falhas, Vasseur vê pontos positivos. “Nosso ritmo de classificação foi forte. Charles teve o setor 1 mais rápido ontem antes de abortar a volta, e nosso ritmo de corrida não está tão longe dos líderes. Mas quando você não junta todas as peças, acaba preso no tráfego. Tenho certeza de que vamos virar a página, só precisamos de um fim de semana limpo. Se acertarmos tudo, temos o que é necessário para lutar na frente”, completou o francês.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.