F1 faz pesquisa sobre corridas qualificatórias de 30 minutos com grid invertido

A Fórmula 1 está realizando uma enquete com alguns fãs, sobre se deve substituir as sessões de qualificação por corridas sprint com grid invertido, em quatro etapas da temporada de 2021.

Neste ano, a Liberty Media tentou por duas vezes introduzir o formato para um número limitado de corridas. A proposta não obteve o apoio unânime das equipes nas duas ocasiões.

Depois do Grande Prêmio da Itália, o diretor do automobilismo Ross Brawn, indicou que pretendia levantar a proposta novamente. Brawn disse que a corrida de Monza “mostrou a empolgação que uma situação confusa pode proporcionar.”

A enquete no site Fan Voice da F1, intitulada “Reverse Grid Qualifying Races Survey”, vincula o conceito à corrida de Monza, e começa perguntando aos fãs: “Vocês gostaram do GP da Itália mais/menos do que normalmente gostariam de uma corrida?”.

Os entrevistados são, então, questionados sobre o quanto eles gostaram da imprevisibilidade da etapa italiana, a chance de assistir Lewis Hamilton abrindo caminho entre o pelotão, e de ver pilotos que normalmente não teriam chance de competir na frente pela vitória.

Os que respondem à pesquisa, também são questionados se concordam com que, “O campeão mundial deve ser o melhor piloto de corrida no geral, levando em consideração sua velocidade, capacidade de ultrapassagem, estratégia e sua capacidade de lutar por vitórias”, antes de serem questionados em suas opiniões sobre corridas de qualificação com grid invertido.

A proposta de corrida de qualificação com grid invertido, é descrita como, uma corrida de qualificação de 30 minutos, com grid invertido (com base na classificação do momento no campeonato), que substituiria o formato de qualificação existente para aquelas corridas em particular. O resultado dessa corrida definiria a ordem de largada para o GP.

Uma enquete separada no site pergunta: “Você concorda/discorda que as corridas de qualificação com grid invertido, são algo que a F1 deve considerar?” Com mais de 2.700 respostas até o momento, a opção mais popular é, “discordo definitivamente”, com 32%. No entanto, enquanto 45% dos entrevistados escolheram “discordo totalmente” ou “discordo parcialmente”, 46% escolheram uma das duas opções de “concordo”.

A proposta de grid invertido foi amplamente criticada pelos pilotos da F1. No último fim de semana, Sebastian Vettel disse que as corridas com grid invertido, “seriam erradas em nome do esporte”. Outros pilotos que criticaram o plano desde que foi anunciado pela primeira vez, incluem Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Max Verstappen e Daniel Ricciardo.

George Russell, que começaria uma corrida de grid invertido a partir do segundo lugar com a classificação atual do campeonato, disse em resposta a uma pergunta do RaceFans na semana passada que isso faria os pilotos da Williams parecerem “estúpidos”.

Em junho, o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, disse que outra pesquisa com fãs da Fórmula 1, mostrou que apenas 15% estavam interessados em corridas com grid invertido.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Clique e experimente o DAZN grátis por 1 mês!

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 16/09/2020 – Wolff nega saída da Mercedes, mas pode se afastar da chefia:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes