James Vowles comentou a decisão do Campeonato 2021 da Fórmula 1 em Abu Dhabi, quando Lewis Hamilton perdeu o título para Max Verstappen, e relembrou o impacto do episódio sob sua perspectiva. Hoje chefe de equipe da Williams, Vowles trabalhou por anos na Mercedes como braço direito de Toto Wolff e estrategista-chefe.
Em entrevista ao canal de Frankie Langan no YouTube, ele destacou principalmente a reação de Hamilton logo após a corrida: “Meu maior sentimento é pelo Lewis, porque ele é um cara incrível. Ele lutou com unhas e dentes por isso, e é aí que está meu sentimento — não por mim pessoalmente, mas por ele. Como resultado disso, minha vida seguiu em frente, não estou mais na Mercedes, estou na Williams.”

“Isso faz parte da minha história, e se você deixar isso tomar conta demais, você vai ofuscar seu futuro. Não quero que isso aconteça. É apenas um marco do que aconteceu há cinco anos. Mas sinto pelo Lewis, acima de tudo, porque para ele era algo que estava bem ali, na frente dele.”
Para Vowles, o mais marcante não foi o resultado em si, mas a forma como o piloto lidou com a frustração. “A maior lição aqui não é a mudança no resultado, mas como ele lidou com isso como esportista. Tenho certeza de que você já fez coisas na sua vida — eu definitivamente já — em que você simplesmente não consegue aceitar o que aconteceu. Não foi o caso dele depois da corrida.
“Na verdade, ele acabou se tornando um dos líderes mais fortes dentro da equipe, que nos uniu a todos no momento mais difícil para nós. Isso é um verdadeiro campeão, independentemente do que aconteça na pista, isso é um verdadeiro campeão”, concluiu.