F1: Equipes levaram atualizações específicas para Mônaco

O GP de Mônaco é um desafio único na Fórmula 1. Por conta disso, todas as dez equipes levaram pelo menos uma atualização para as ruas de Monte Carlo. O circuito repleto de curvas e baixa velocidade contrasta bastante com Ímola, sede da etapa anterior, e Montreal, que sediará a próxima corrida.

Apesar dos pacotes de atualizações implementados em Ímola por várias equipes, para Mônaco, todos os times tiveram que introduzir uma nova especificação de asa traseira. O avanço recente de McLaren e Ferrari indica uma possível briga com a Red Bull pela pole position no sábado. Dada a dificuldade de ultrapassagem nas ruas do Principado, largar na frente é fator crucial para vencer.

Para se manter à frente dos concorrentes, a Red Bull trouxe uma melhoria no bico dianteiro, além da asa traseira atualizada. A Mercedes, por sua vez, focou em uma nova asa dianteira para combinar com um assoalho modificado, além de suas próprias atualizações na asa traseira.

A Ferrari optou por manter suas asas, mas seguiu a tendência com designs de alta carga aerodinâmica para a asa traseira principal e inferior. Enquanto a atualização da asa traseira da McLaren tem como objetivo principal, ‘circuito específico – redução de arrasto’, a da Aston Martin visa ‘performance – carga local’, com uma geometria mais agressiva sendo introduzida no carro. Apesar da justificativa técnica, a mudança também traz melhorias para Mônaco, tornando-a específica para essa pista.

Também a Alpine levou uma gama mais ampla de atualizações para Mônaco, além das novas asas traseiras. A equipe francesa instalou uma asa dianteira específica para o sinuoso circuito de rua, nova suspensão dianteira e um halo modificado para melhorar o fluxo de ar ao redor do cockpit.

Outras equipes também se adaptaram a Mônaco. Williams e RB apresentaram novos bicos dianteiros projetados especialmente para a pista, com a RB atualizando também sua suspensão dianteira. A Haas introduziu um novo design de entradas de ar para melhorar a refrigeração do motor, além de suas próprias atualizações de bico, suspensão e asas.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.