F1: Domenicali responde críticas de Verstappen sobre regras de 2026

A Fórmula 1 voltou a ser palco de tensão após críticas de Max Verstappen aos novos regulamentos de 2026. O CEO da categoria, Stefano Domenicali, respondeu ao piloto da Red Bull Racing, pedindo que ele considere o quadro geral por trás das mudanças.

Verstappen tem sido um dos mais duros críticos das novas regras técnicas. O holandês já classificou o regulamento atual como ‘anti-corrida’ e comparou o futuro da categoria a uma ‘Fórmula E com esteroides’, chegando a sugerir que poderia deixar a Fórmula 1 caso as mudanças não fossem revistas.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Enquanto isso, discussões entre a FIA, a Fórmula 1 e as equipes estão em andamento durante a pausa forçada no calendário em abril. O objetivo é avaliar possíveis ajustes antes do retorno da temporada no GP de Miami, com Domenicali adotando um tom conciliador diante das críticas.

“Você me conhece, respeito muito o Max. Falo com ele frequentemente e, claro, ele tem opiniões fortes”, afirmou Domenicali. Segundo o dirigente, é importante lembrar os motivos que levaram à criação do novo regulamento: “Precisamos lembrar por que estamos aqui com esse regulamento. Caso contrário, perdemos o ponto de partida”.

O dirigente também reconheceu que algumas críticas do piloto são válidas e justificam as discussões atuais: “Certos pontos são válidos, e é por isso que estamos aqui para corrigir juntos”, afirmou. Domenicali destacou ainda que o holandês deve compreender que existe um contexto mais amplo por trás das mudanças.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

“Ele vai entender que há um quadro maior. Podemos gostar de certas coisas mais ou menos, mas todos precisam compreender que existem razões para isso”, continuou. O CEO da categoria também elogiou a postura combativa do piloto holandês, desde que as discussões ocorram nos fóruns apropriados.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing.
Foto: XPB Images

Domenicali reforçou que não pretende adotar uma postura confrontadora nas negociações: “Nunca serei confrontador. Não é meu estilo e isso não agrega valor. Ele ainda ressaltou que a Fórmula 1 é maior que qualquer indivíduo envolvido no esporte.

“O esporte é maior do que qualquer um de nós. Isso é algo que todos precisam lembrar”, disse ele. Domenicali também destacou a longevidade da categoria, que está em seu 76º ano, como prova da solidez da Fórmula 1 diante de mudanças e debates ao longo do tempo.

Por fim, o dirigente prometeu tomar decisões pensando no futuro da categoria: “Nunca farei nada que prejudique a categoria. Com minha experiência, sei evitar armadilhas que podem gerar repercussão no curto prazo, mas não são boas para os objetivos de médio e longo prazo”, finalizou Domenicali.