A Fórmula 1 voltou a ser palco de tensão após críticas de Max Verstappen aos novos regulamentos de 2026. O CEO da categoria, Stefano Domenicali, respondeu ao piloto da Red Bull Racing, pedindo que ele considere o quadro geral por trás das mudanças.
Verstappen tem sido um dos mais duros críticos das novas regras técnicas. O holandês já classificou o regulamento atual como ‘anti-corrida’ e comparou o futuro da categoria a uma ‘Fórmula E com esteroides’, chegando a sugerir que poderia deixar a Fórmula 1 caso as mudanças não fossem revistas.
Enquanto isso, discussões entre a FIA, a Fórmula 1 e as equipes estão em andamento durante a pausa forçada no calendário em abril. O objetivo é avaliar possíveis ajustes antes do retorno da temporada no GP de Miami, com Domenicali adotando um tom conciliador diante das críticas.
“Você me conhece, respeito muito o Max. Falo com ele frequentemente e, claro, ele tem opiniões fortes”, afirmou Domenicali. Segundo o dirigente, é importante lembrar os motivos que levaram à criação do novo regulamento: “Precisamos lembrar por que estamos aqui com esse regulamento. Caso contrário, perdemos o ponto de partida”.
O dirigente também reconheceu que algumas críticas do piloto são válidas e justificam as discussões atuais: “Certos pontos são válidos, e é por isso que estamos aqui para corrigir juntos”, afirmou. Domenicali destacou ainda que o holandês deve compreender que existe um contexto mais amplo por trás das mudanças.
“Ele vai entender que há um quadro maior. Podemos gostar de certas coisas mais ou menos, mas todos precisam compreender que existem razões para isso”, continuou. O CEO da categoria também elogiou a postura combativa do piloto holandês, desde que as discussões ocorram nos fóruns apropriados.

Domenicali reforçou que não pretende adotar uma postura confrontadora nas negociações: “Nunca serei confrontador. Não é meu estilo e isso não agrega valor. Ele ainda ressaltou que a Fórmula 1 é maior que qualquer indivíduo envolvido no esporte.
“O esporte é maior do que qualquer um de nós. Isso é algo que todos precisam lembrar”, disse ele. Domenicali também destacou a longevidade da categoria, que está em seu 76º ano, como prova da solidez da Fórmula 1 diante de mudanças e debates ao longo do tempo.
Por fim, o dirigente prometeu tomar decisões pensando no futuro da categoria: “Nunca farei nada que prejudique a categoria. Com minha experiência, sei evitar armadilhas que podem gerar repercussão no curto prazo, mas não são boas para os objetivos de médio e longo prazo”, finalizou Domenicali.