F1: Discussões em andamento sobre novo formato para fins de semana de Sprint

O formato atual dos fins de semana de Sprint na Fórmula 1 está prestes a mudar, e embora os detalhes exatos ainda não tenham sido anunciados, sabe-se que a Fórmula 1 e os chefes de equipe chegaram a um acordo, com apenas um ponto ainda em discussão.

Segundo a revista alemã Motorsport Aktuell, as conversas desta semana entre a Fórmula 1 e os chefes de equipe focaram no novo formato dos fins de semana de Sprint. O novo sequenciamento das sessões da F1 já está estabelecido: primeiro um treino livre, seguido pela classificação para a corrida Sprint, com a corrida Sprint na manhã de sábado e a classificação para a corrida principal à tarde, culminando com o Grande Prêmio no domingo.

O ponto ainda em debate é a ordem de largada invertida para a corrida Sprint. Duas ideias estão na mesa: inverter todo o grid ou apenas os dez primeiros colocados. Esta última opção poderia reduzir o valor agregado da Qualificação Sprint.

Entre as soluções possíveis, discute-se a atribuição de pontos para a qualificação Sprint ou a determinação do grid invertido com base na classificação do campeonato mundial. A implementação do grid invertido ainda é incerta, pois nem todas as equipes apoiam a ideia.