Christian Danner, ex-piloto de Fórmula 1, sugere que a parceria entre a Visa Cash App RB e a Red Bull, não está “no espírito da F1”. Ele admite, que faria o mesmo se estivesse na posição de Christian Horner, que segundo Danner, é quem realmente toma as decisões para as duas equipes.
A polêmica voltou após Daniel Ricciardo, da VCARB, conseguir a volta mais rápida durante o Grande Prêmio de Singapura, ajudando Max Verstappen em sua disputa pelo título de pilotos. Com a estratégia, a diferença de pontos entre Verstappen e o segundo colocado, Lando Norris, é de 52 pontos. Ricciardo, que não conseguiu um ponto extra por ter terminado fora do top 10, teve seu desempenho elogiado por Danner.
“Você não pode culpar ninguém. Eu teria feito o mesmo como chefe de equipe. Christian Horner é pago para fazer o melhor possível por sua equipe,” disse Danner. Ele compreende a decisão de Horner, embora reconheça que o assunto levanta questões. O chefe da McLaren, Andrea Stella, também comentou, sem acusar diretamente a Red Bull de irregularidades, que a situação precisa ser discutida.
Danner destaca que a Red Bull opera com duas equipes na F1 e que isso é observado pelos concorrentes: “Isso será monitorado de perto (pela FIA), porque é efetivamente uma e meia equipes contra uma. Isso não está no espírito do esporte ou nas regras do esporte,” acrescentou.
Além disso, Danner acredita que a FIA deve investigar como a situação é administrada, já que Horner, como CEO da Red Bull, controla as duas equipes: “Após a saída de Franz Tost, que era uma personalidade por si só, agora temos Horner, que está no comando de ambas as equipes. Com Peter Bayer e Laurent Mekies, você tem duas pessoas liderando a equipe, mas é Horner quem toma as decisões. Isso não está certo! A visão mais ampla precisa ser revisada,” concluiu Danner.