Max Verstappen e Red Bull confirmaram às vésperas do GP da Holanda deste final de semana a renovação de contrato até a temporada 2030 da Fórmula 1. Assim foi a linha do tempo entre rumores de uma saída até a assinatura do acordo.
Desde o início do campeonato o holandês tem sido crítico do regulamento de 2026, chegando a dizer que precisaria pensar se continuaria na categoria com esse novo conjunto de regras. “É, eu não fico chateado com isso. Já não me decepciono nem fico frustrado com o que está acontecendo. Você sabe como eu penso sobre muitas coisas, né? Não preciso repetir”, chegou a dizer no Japão.
Paralelamente ao seu descontentamento com o regulamento e a falta de desempenho do RB22, o competidor estava ligado à outras equipes, especialmente a McLaren, onde seria possivelmente substituto de Oscar Piastri. E onde há fumaça, há fogo, conversas foram feitas entre o holandês e Zak Brown, CEO do time, e também com o empresário do piloto.

Entretanto, o dirigente americano ressaltou que caso houvesse uma colaboração entre ambas as partes seria mais a longo prazo, não 2027. “Estamos muito satisfeitos com nossa dupla de pilotos. Não vejo nenhuma oportunidade no momento aqui na McLaren. Ele é, obviamente, um talento incrível, mas temos dois pilotos que trabalham muito bem juntos. Ambos venceram sete corridas no ano passado”, destacou na época.
Mas não era apenas a McLaren um ponto de atenção para uma possível saída de Verstappen na Red Bull. No contrato do quatro vezes campeão da F1 há uma cláusula atrelada a desempenho: aso chegasse às férias de verão sem ocupar as duas primeiras posições da classificação, poderia acioná-la e terminar o acordo ao final de 2026. Max chegou à pausa ocupando apenas o quinto posto.
Obviamente, Verstappen era constantemente questionado sobre seu futuro, mas sempre escapando pelas bordas. “Não. Não há nada a dizer da minha parte. Eu disse que não há nada a dizer”, disse na Bélgica; “Estou me sentindo bem e, veja, quando digo que não há nada a dizer, é porque não está acontecendo nada. Então, para mim, o foco é apenas tentar extrair o máximo do carro”, acrescentou na Hungria.
Então, retomada a temporada 2026 da Fórmula 1, em sua corrida caseira em Zandvoort, veio a confirmação: Max fica na Red Bull e ainda estende seu contrato até a temporada 2030. “Estou muito satisfeito com a renovação do contrato. Temos os melhores profissionais e estou empolgado para continuar trabalhando com todos para chegar ao topo novamente. Esse continua sendo o objetivo principal pelo qual todos nós temos trabalhado e que continuaremos buscando.”