Com o anúncio da mudança de Nico Hulkenberg para a Sauber em 2025, o que confirma as expectativas de que ele correria pela Audi a partir da temporada 2026 da Fórmula 1, mais uma peça do quebra-cabeça da próxima temporada 2025 se encaixa. No entanto, ainda restam algumas questões importantes a serem respondidas nas próximas semanas.
Max Verstappen vai continuar na Red Bull? Apesar do contrato até 2028, a permanência do holandês parece incerta devido a conflitos internos na equipe. Se optar pela saída, a Mercedes seria uma opção atrativa talvez para 2026, mas para 2025 a equipe alemã representa um retrocesso. O cenário mais provável é a permanência de Verstappen e Sergio Perez na Red Bull em 2025, com a possível chegada de Alex Albon em 2026.
Quem substituirá Lewis Hamilton na Mercedes? Toto Wolff tem Verstappen, Andrea Kimi Antonelli e Fernando Alonso na mira. Alonso, que renovou com a Aston Martin, já está fora da lista. A Mercedes pode esperar por Verstappen, mas caso não seja possível, Antonelli precisará se destacar na Fórmula 2 ou ainda fazer um ‘estágio’ na F1 com a Williams. Uma solução temporária com Esteban Ocon, Valtteri Bottas ou Nico Hulkenberg também é cogitada.
Na Audi, quem será o número 1? A marca alemã assume a Sauber em 2026, mas já busca pilotos para 2025. Hulkenberg está confirmado, mas resta definir seu companheiro. Carlos Sainz seria o ideal, mas isso ainda não foi confirmado, porém a estabilidade e o protagonismo prometidos pela Audi em 2026 podem pesar a favor da equipe.
Quais jovens talentos terão chance? Após um ano sem estreias, pilotos como Antonelli, Zak O’Sullivan e Franco Colapinto podem surgir em 2025. Liam Lawson também é um forte candidato na RB, caso Daniel Ricciardo não tenha bom desempenho no restante da temporada atual, ou até mesmo ainda durante este ano. Oliver Bearman, reserva da Ferrari, também deve brigar por um lugar no grid, depois de seu ótimo P7 quando substituiu Sainz no GP da Arábia Saudita este ano.
E a Alpine, qual o futuro da equipe francesa? O time vive um momento delicado e a permanência de Ocon e Pierre Gasly parece ser a única opção a curto prazo. Com rumores de venda da equipe, por enquanto negados pela Renault, a Alpine dificilmente atrairá bons pilotos.
Um possível grid da F1 para 2025 poderia ser o seguinte (lembrando que é apenas uma suposição):
Red Bull Racing: Max Verstappen e Sergio Perez
Ferrari: Lewis Hamilton e Charles Leclerc
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Mercedes: George Russell e Andrea Kimi Antonelli
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
RB: Yuki Tsunoda e Liam Lawson
Haas: Kevin Magnussen e Oliver Bearman
Williams: Alexander Albon e Guanyu Zhou
Sauber: Carlos Sainz e Nico Hulkenberg
Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly