F1: Comentários de Marko e Mintzlaff após saída de Horner causam mal-estar na Red Bull

A saída repentina de Christian Horner da liderança da equipe Red Bull Racing na Fórmula 1, deixou um rastro de insatisfação entre membros do time, e os comentários feitos por Helmut Marko e Oliver Mintzlaff após a decisão, pioraram ainda mais o clima interno. De acordo com a imprensa britânica, funcionários da equipe ficaram perplexos com a maneira como a notícia foi comunicada e com a aparente falta de sensibilidade dos dois dirigentes.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Segundo relatos publicados pelo jornal The Sun, Marko, consultor da equipe, teria se dirigido ao grupo logo após a demissão de Horner com um tom descontraído e, para muitos, inapropriado. “Foi apenas um dia depois que Christian foi dispensado, e muita gente ainda estava abalada quando o senhor Marko falou conosco”, disse uma funcionária da equipe. “Mas ele apenas fez piada e disse para animarmos. Ele disse: ‘Vocês precisam sorrir mais’. Isso não caiu bem. O que havia para comemorar?”

Além de Horner, também deixaram a estrutura da Red Bull o diretor de marketing, Oliver Hughes, e o chefe de comunicação, Paul Smith. As saídas em sequência agravaram a insegurança dentro da equipe, que já vivia um ambiente de tensão com os rumores de mudanças.

F1 2024, Fórmula 1, Arábia Saudita, Jeddah
Foto: XPB Images

Outro momento que causou desconforto veio de Mintzlaff, CEO da Red Bull GmbH, ao comentar de forma irônica a ausência de lideranças na equipe após as demissões: “Se tiverem algum problema, mandem mensagem para o gerente direto de vocês. Ah, e se vocês não tiverem mais gerente, mandem para mim!”, teria dito, rindo em seguida.

Horner, por sua vez, fez uma despedida emocionada em um discurso aos funcionários na fábrica de Milton Keynes, gravado e divulgado online: “Fui informado pela Red Bull que, operacionalmente, não estarei mais envolvido com o time. Continuarei como empregado da empresa, mas passo o bastão adiante. Foi um choque para mim”, afirmou.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

O ex-chefe de equipe também agradeceu à equipe pelos mais de vinte anos de trajetória conjunta: “Quando cheguei, há vinte anos, havia menos cabelos brancos. Entrei sem saber o que esperar, fui bem recebido e começamos a construir o que se tornou uma potência na F1. Fazer parte disso foi o maior privilégio da minha vida”, completou Horner em sua despedida da equipe.