Valtteri Bottas admitiu que sua chance de voltar à Williams para a temporada 2025 da Fórmula 1 foi frustrada pela contratação de Carlos Sainz. O piloto finlandês, em entrevista ao portal Motorsport Week, contou detalhes da negociação que o deixou de fora do grid deste ano.
Após ter sido dispensado pela Sauber, que decidiu abrir espaço para o brasileiro Gabriel Bortoleto, Bottas vinha mantendo negociações avançadas com a equipe de Grove para retomar seu lugar na categoria, mas tudo mudou com a chegada de Sainz. “Gosto de trabalhar com ele [Vowles] e eu estava, na verdade, sim, muito perto de assinar com eles para este ano”, afirmou Bottas em Austin.
“Sim, no ano passado nós já tínhamos o contrato, então estava bem próximo.” Quando questionado sobre o que impediu o fechamento do acordo, o finlandês foi direto: “Carlos Sainz aconteceu. Então, é, isso é a F1.”

Bottas destacou ainda a importância de James Vowles no progresso da Williams. O chefe da equipe, que trabalhou com ele na Mercedes, conseguiu reconstruir a equipe, que nesta temporada soma mais de 100 pontos e lidera o pelotão intermediário. “Sim, acho que eles definitivamente estão no caminho certo. Eles [a Williams] progrediram.”
“Ainda é um pouco variável de final de semana para final de semana, mas se você olhar para onde eles estavam alguns anos atrás, fizeram um grande trabalho. Acho que agora, com o respaldo de um bom grupo de investidores, e também o James trouxe tanto conhecimento da Mercedes, então ele se saiu muito bem.”
Apesar das negociações frustradas com a Williams, Bottas conseguiu reconquistar seu espaço no grid. Ele retorna em 2026 com a estreante Cadillac e terá Sergio Pérez, ex-Red Bull, como seu companheiro de equipe.
