F1: Bottas revela apoio de Wolff em seu retorno com a Cadillac

Valtteri Bottas revelou que recebeu total apoio de Toto Wolff em sua decisão de voltar ao grid da Fórmula 1 em 2026, quando irá correr pela nova equipe Cadillac. O finlandês, atualmente piloto reserva da Mercedes, destacou que o chefe da equipe alemã compreendeu seu desejo de voltar a competir e o encorajou na nova etapa da carreira.

“Toto viu que eu sinto falta de correr e sabe o quanto quero voltar às pistas. Ele ficou muito feliz por mim”, afirmou Bottas. “Mas ao mesmo tempo, ele disse: ‘Não podemos realmente te substituir, quem vai fazer o seu trabalho?’. Eles têm sido muito solidários”.

Após deixar a Sauber no final de 2024, Bottas assumiu a função de piloto reserva da Mercedes nesta temporada, o que, segundo ele, proporcionou uma nova perspectiva sobre o funcionamento de uma equipe de ponta: “Depois de doze anos seguidos competindo, você entra numa rotina: chega, se prepara e corre. Agora foi diferente. Continuei envolvido com tudo, mas sem pilotar. E isso me fez aprender muito”, disse ele.

“Pela primeira vez, pude ver como tudo funciona nos bastidores. Normalmente você só tem um ponto de contato, mas agora acompanhei todas as comunicações e entendi o panorama completo da equipe. Foi interessante, mas claro, sinto falta das corridas”, acrescentou o finlandês.

O retorno de Bottas à F1 será com a Cadillac, nova equipe que estreia em 2026, e onde terá como companheiro, Sergio Perez, que também retorna à categoria. Ele revelou que as conversas começaram há dois anos, lideradas por Graeme Lowdon, e que o interesse cresceu à medida que o projeto avançava: “Ficou claro, já no início deste ano, que eu seria a escolha deles, se pudessem optar. Quando comecei a analisar as possibilidades, percebi que era isso que eu queria. Quero entrar nesse projeto e colocar minha experiência em prática”, explicou.

F1: Bottas revela apoio de Wolff em seu retorno com a Cadillac
Foto: Cadillac

Bottas, vencedor de dez GPs na Fórmula 1, não esconde a empolgação para voltar a ser piloto titular: “O que mais espero é pilotar o carro pela primeira vez. É um trabalho enorme até janeiro, e vai ser um momento muito especial, não só para mim, mas para toda a equipe, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos (onde estão localizadas as duas bases da Cadillac F1). Ver o carro na pista pela primeira vez será algo único”, encerrou confiante.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.