F1: Bottas admite dificuldade como piloto reserva da Mercedes em 2025

A temporada fora do grid da Fórmula 1 em 2025, trouxe um desafio inesperado para Valtteri Bottas. O finlandês admitiu que atuar como piloto reserva da Mercedes em 2025 foi uma experiência difícil, especialmente após vários anos competindo como titular.

Sem uma vaga fixa após deixar a Sauber no fim de 2024, Bottas permaneceu no paddock como piloto reserva da equipe alemã, apoiando George Russell e Kimi Antonelli. Apesar de seguir ativo dentro da categoria, o piloto reconheceu que a mudança de função trouxe um impacto significativo: “Não é um papel fácil, absolutamente”, afirmou Bottas à imprensa. “Especialmente se você esteve correndo na Fórmula 1 e depois assume uma função de reserva, e ainda tem vontade de ser piloto titular. Assistir a todos não é fácil”.

O finlandês comparou a situação com comentários feitos por Zhou Guanyu, seu ex-companheiro de equipe, que também destacou a dificuldade mental de atuar como reserva na Ferrari no ano passado. Bottas concordou com essa avaliação, mas ressaltou que permanecer próximo da categoria trouxe benefícios importantes.

“Mas nesse esporte é sempre bom permanecer dentro dele, e tive uma grande oportunidade no ano passado de ficar com uma boa equipe, com um bom programa durante todo o ano. No fim, foi a decisão certa para mim. Mas sim, é difícil quando você esteve correndo e depois sai, não é a mesma coisa, e é desafiador”, disse ele.

Valtteri Bottas (FIN) Cadillac Formula 1 Team.
Foto: XPB Images

Além do aspecto mental, Bottas também comentou como o trabalho como reserva o ajudou a manter a preparação física. O piloto afirmou que a necessidade de estar pronto para assumir o carro a qualquer momento foi essencial para sua adaptação atual: “Uma coisa boa para mim no ano passado, foi que eu ainda precisava treinar para estar pronto para entrar no carro a qualquer momento, então senti que não precisava recuperar muito durante o intervalo entre as temporadas”, afirmou o finlandês de 36 anos.

Bottas explicou ainda que intensificou o trabalho na academia, mudando levemente sua rotina habitual: “Me concentrei um pouco mais no trabalho de academia em vez de apenas ciclismo, mas nada fundamentalmente novo ou diferente do que já fiz no passado”, acrescentou.

Por fim, ele também avaliou a exigência física dos carros atuais, destacando que, neste momento, eles são menos desgastantes do que anteriormente: “Tenho me sentido bem no carro, e acho que esses carros também são fisicamente um pouco menos exigentes do que no passado, pelo menos por agora, com menos downforce”, acrescentou.

Ainda assim, Bottas acredita que a dificuldade voltará a aumentar com o desenvolvimento dos carros ao longo da temporada: “Mas os carros vão evoluir, vão ficar mais rápidos, então vai ficar cada vez mais difícil”, concluiu o atual piloto da Cadillac.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e receba nosso conteúdo primeiro no Google Discover e Google News.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.