Gabriel Bortoleto começou o final de semana do GP da Inglaterra da Fórmula 1 em 20º. No primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (4), o competidor teve problemas em sua volta com pneu macio e ficou apenas com o tempo de 1min28s397.
Para a etapa em Silverstone, a Sauber levou mais atualizações, imediatamente na semana seguinte da positiva etapa na Áustria, onde Gabriel conseguiu os primeiros pontos da carreira e Nico Hülkenberg largou em último e terminou em nono.
Então, relógio rodando na pista inglesa e todos os pilotos foram liberados para seus primeiros giros. Após os primeiros minutos, o titular do carro #5 enfim saiu dos boxes, mas ainda sem volta cronometrada.
Após suas primeiras voltas, calçando o pneu médio, Bortoleto aparecia na 16ª colocação. Entretanto, no seu giro seguinte, o brasileiro conseguiu saltar para a décima colocação a 0s636 de Oscar Piastri, primeiro colocado, com quase 15 minutos de sessão rodados.

Chegando à metade da sessão, o brasileiro da Sauber estava nos boxes há algum tempo, isso após ter recebido a mensagem no rádio de seu engenheiro que retornasse para a garagem urgentemente, que depois explicariam.
No andamento da sessão, todos os competidores estavam na pista, com exceção de Bortoleto, Esteban Ocon e Carlos Sainz. Nisso, Gabriel, que estava em décimo, começou a descer na tabela e já era 14º.
Finalmente, então, Bortoleto deixou os boxes e retornou para o traçado. Dessa vez, o piloto calçava os compostos vermelhos e, portanto, macios, o que indicava que melhoraria seu tempo de 1min28s397.
Então, quando vinha em sua primeira tentativa com o composto, o titular da Sauber acabou cometendo um erro e rodou algumas vezes na pista, chegando a passar pela grama e destruir os pneus novos. Mas conseguiu controlar o carro e retomar o treino e na sequência foi aos boxes.
Com menos de dez minutos para a bandeira quadriculada, o piloto #5 deixou os boxes para suas últimas voltas, mas enquanto todos calçavam os pneus macios, o brasileiro estava com os médios e, portanto, a previsão era ficar mais embaixo na tabela.
Bandeira quadriculada, então, e Bortoleto completou o primeiro treino na 20ª colocação a pouco mais de 1s5 de Lewis Hamilton, o mais rápido da sessão.
A F1 dá continuidade ao GP da Inglaterra com o segundo treino livre às 12h no horário de Brasília.