F1: Alpine avalia Schumacher e Doohan para 2025 em teste privado

Mick Schumacher e Jack Doohan entram em ação na pista nesta próxima quarta-feira (03/07) com o carro da Alpine de 2022 em um teste privado. A equipe francesa avalia os dois pilotos como fortes candidatos para a vaga de companheiro de equipe de Pierre Gasly em 2025.

Schumacher já conta com 44 GPs disputados na Fórmula 1, enquanto Doohan ainda não teve a oportunidade de estrear na categoria principal do automobilismo. Apesar disso, o australiano de 21 anos, filho do pentacampeão de motociclismo Mick Doohan, vem chamando atenção e tem boas chances de chegar ao grid em 2025.

O teste comparativo servirá para a Alpine analisar o desempenho de ambos na busca por um futuro piloto titular. No entanto, a decisão final ainda depende de Carlos Sainz. A equipe francesa, conforme noticiado por vários veículos de comunicação, tenta a contratação do espanhol, que naturalmente lidera a lista de prioridades por conta de sua experiência e performance.

Caso não consiga trazer Sainz, a Alpine já tem um plano B traçado. Schumacher conta com a experiência na F1, mas Doohan vem contribuindo bastante para a equipe nos últimos anos.

Desde 2023, o australiano é piloto de testes e reserva da Alpine. Seu trabalho inclui muitas sessões de simulador na fábrica durante finais de semana de corrida e participação em alguns testes, como o realizado recentemente em Zandvoort. Nessas ocasiões, Doohan deixou forte impressão e se colocou com ainda mais força na briga pela vaga de companheiro de Gasly.

Apesar de não ser um duelo oficial, o dia de testes em Paul Ricard será importante para Schumacher e Doohan. A decisão da Alpine também depende do futuro de Sainz, que desperta interesse de outras equipes como Sauber-Audi e Williams.

Curiosamente, a disputa entre os dois pilotos envolve uma amizade de longa data. Mick Schumacher e Jack Doohan herdaram a relação próxima que seus pais, ambos lendas do automobilismo, construíram ao longo dos anos. Mas dentro da pista, a amizade ficará de lado enquanto ambos buscam impressionar a Alpine.