O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, recebeu o prêmio de ‘Ultrapassagem do ano’ da FIA, prêmio este que é decidido por votação popular. O espanhol recebeu o reconhecimento por sua manobra ousada sobre Sergio Perez na última volta do GP de São Paulo de Fórmula 1, realizado em Interlagos no Brasil.
Durante a cerimônia anual da FIA em Baku na última sexta-feira, os campeões mundiais receberam seus troféus e foram oficialmente coroados. Max Verstappen e a Red Bull receberam os troféus dos campeonatos de Pilotos e Construtores da F1, mas um prêmio especial também foi concedido para a melhor ultrapassagem do ano.
Essa honra ficou com Alonso, que recebeu o maior número de votos por sua ultrapassagem sobre Sergio Perez na última volta da corrida no Brasil.
Alonso e Perez travaram uma disputa emocionante pelo último lugar no pódio nas últimas voltas da corrida. Perez conseguiu uma ultrapassagem na curva 1, na penúltima volta, mas Alonso, que parecia ter cedido a posição, manteve-se firme e recuperou a posição na curva 4.
No entanto, o que aconteceu mais tarde na volta foi ainda mais audacioso, mesmo para os padrões de Alonso. O espanhol conseguiu colocar Perez na linha interna da última curva antes da reta final. Perez tentou reagir, mas cruzou a linha de chegada 0,053s atrás de Alonso, que garantiu o P3.
“É sempre bom ser reconhecido pelos fãs”, disse Alonso. “Aquela foi uma corrida incrível e estou feliz por ter podido dar a eles um final emocionante. Não achei que seria possível. É uma sensação incrível ter conseguido essa vitória contra um piloto tão talentoso como Sergio”, finalizou o espanhol.