F1: Alonso rebate comentários sobre idade e lembra situação no GP do Catar em 2023

Fernando Alonso voltou a defender sua capacidade de competir em alto nível na Fórmula 1, apesar da idade. Aos 45 anos, o espanhol recorreu ao GP do Catar de 2023, para mostrar que a experiência e a condição física podem pesar mais do que simplesmente o número registrado no documento.

A declaração aconteceu enquanto Alonso avalia se continuará na categoria em 2027. O piloto terminou o GP da Holanda em nono, tornando-se o primeiro competidor com mais de 45 anos a marcar pontos na F1 desde Graham Hill, no GP da Suécia de 1974.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Questionado sobre a possibilidade de os carros atuais, mais fáceis de pilotar, estarem ajudando pilotos a prolongar suas carreiras, Alonso rejeitou a ideia de que a idade seja necessariamente um obstáculo. Ele destacou que a exigência na Fórmula 1 é diferente daquela encontrada em outros esportes.

“Quando corremos no Catar em 2023, eu tinha 42 anos, todos estavam quase mortos no parque fechado na minha frente, e eu estava bem. Eu estava fazendo as entrevistas na área de TV, então este é um animal diferente”, afirmou.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team AMR26.
Foto: XPB Images

O espanhol lembrou que as condições climáticas extremas naquela corrida com muito calor, afetaram vários pilotos. Esteban Ocon chegou a vomitar dentro do capacete, Lance Stroll perdeu a consciência enquanto pilotava e Logan Sargeant precisou abandonar por causa de insolação.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Alonso também ressaltou que o desgaste de um piloto não depende apenas da idade, mas do nível de exigência necessário para extrair desempenho do carro: “A idade não é um problema. É apenas a motivação, a diversão, o que ainda resta para conquistar”, acrescentou.

Falando sobre sua própria situação, o bicampeão de F1 destacou que ainda possui objetivos dentro do automobilismo, mas também interesses que vão além da Fórmula 1. Alonso afirmou que os anos de afastamento entre 2019 e 2020 tiveram justamente o objetivo de ampliar sua formação como piloto e aprender outras coisas.