F1: Alonso diz entender Verstappen falar em aposentadoria após seu atual contrato

Max Verstappen já declarou diversas vezes que não pretende permanecer na Fórmula 1 até uma idade mais avançada. O piloto mais experiente do grid, Fernando Alonso, compreende o desejo do holandês, mas acredita, baseado na própria experiência, que Verstappen pode acabar mudando de ideia e ficando mais tempo na categoria.

Verstappen tem contrato com a Red Bull Racing até 2028. O holandês ainda não sabe se renovará o vínculo depois desse período, o que dependerá de diversos fatores. Alonso, por sua vez, está na Fórmula 1 desde 2001. Entre 2019 e 2020, o espanhol se afastou da categoria, mas acabou retornando.

Alonso se identifica com Verstappen por conta da própria trajetória: “Eu pensava igual ao Max quando tinha a idade dele”, disse o bicampeão ao The Times. “Lembro que em 2007 assinei um contrato de três anos com a McLaren depois de ser campeão com a Renault. Tinha 200% de certeza de que seria meu último contrato.” Na sequência, o espanhol acabou indo para a Ferrari.

Com o passar do tempo, Alonso voltou a pensar em parar. Ele chegou a se afastar da F1, mas retornou em 2021. “Eu pensei que 2018 seria minha última temporada e disse ‘adeus’ à F1, achando que já era o suficiente para a minha carreira. Mas percebi que, mesmo quando decidi parar, não consegui”, concluiu Alonso, que em seu período afastado da F1, correu duas vezes na Indy 500, no WEC e também participou do Rally Dacar.