Fernando Alonso afirmou que a grande atualização da Aston Martin, prevista para o GP da Hungria, que acontece no próximo fim de semana, não será decisiva para sua escolha sobre continuar na Fórmula 1 em 2027. A equipe britânica vive uma temporada difícil, ocupando as últimas posições do grid.
Mesmo com a expectativa sobre o impacto da novidade, Alonso afirmou que sua decisão não dependerá do desempenho atual do carro. O espanhol já havia indicado que pretende definir seu futuro durante o próximo recesso de verão. Questionado sobre a importância da atualização para sua escolha, Alonso respondeu à imprensa:

“Nada. Nada porque minha decisão não tem a ver com o desempenho deste ano. Este ano começamos com o pé esquerdo. Não posso basear minha decisão para o próximo ano em um desempenho que não é realista. Este não é o verdadeiro potencial da equipe. É muito maior do que o que estamos vendo.”
O piloto explicou que sua decisão estará mais ligada ao futuro regulamento da categoria. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já confirmou mudanças para 2026, incluindo o fim da divisão 50/50 entre motor de combustão e bateria, além de maior participação da potência do motor tradicional.
“Minha decisão para o próximo ano tem mais a ver com as regras”, acrescentou Alonso. “Pilotar esses carros em lugares como Spa ou Silverstone na última corrida não é o que eu sonho para o meu futuro. Então vamos ver”, concluiu o bicampeão mundial.