Campeão da F2, Pourchaire afirma que nunca recebeu oportunidade na Fórmula 1

Campeão da Fórmula 2 em 2023, Théo Pourchaire acreditava que o título seria o passaporte para a Fórmula 1. O francês, porém, nunca recebeu a oportunidade de estrear na principal categoria do automobilismo e admitiu ao F1MANIA.NET que precisou reformular os planos para seguir competindo em alto nível.

“Quando ganhei o título da F2, com certeza esperava ir para a Fórmula 1 ou, pelo menos, ter uma pequena oportunidade de disputar algumas corridas. Isso nunca aconteceu, pelos motivos que todos conhecemos. Infelizmente, a equipe nunca me deu uma chance.”

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Sem espaço na F1, Pourchaire buscou novos caminhos. O piloto disputou uma etapa da Super Formula Japonesa antes de ser chamado pela McLaren para correr na IndyCar. Porém, a experiência terminou antes do esperado, quando foi dispensado no meio da temporada: “Recebi uma ligação da McLaren para disputar a IndyCar, o que foi uma oportunidade enorme naquele momento. Gostaria até de tentar novamente no futuro. Mas, quando a McLaren me dispensou no meio da temporada, eu não tinha nada. É uma situação muito difícil de administrar.”

Campeão da F2, Pourchaire afirma que nunca recebeu oportunidade na Fórmula 1
Photo: Andrea Lorenzina / DPPI

Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de defender a Peugeot no Mundial de Endurance. Pourchaire afirma que a chegada à fabricante francesa foi determinante para manter sua carreira no automobilismo de alto nível: “A Peugeot salvou minha carreira. Sou muito grato por isso. Hoje estamos construindo uma relação cada vez mais forte e espero conquistar vitórias com eles.”

Apesar de ter construído toda a base da carreira nos monopostos, o francês diz que a maior adaptação aconteceu fora das pistas. Segundo ele, a mudança exigiu uma nova forma de enxergar o automobilismo. “Na Fórmula 2, se eu cometia um erro, a culpa era minha. Se eu vencia, era porque tinha pilotado bem. Agora há outros dois pilotos no mesmo carro, as corridas são muito longas e existem muitos fatores que influenciam o resultado. Mentalmente, foi a maior mudança.”

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Pourchaire também acredita que o atual cenário da Fórmula 1 faz com que cada vez mais pilotos enxerguem outras categorias como um caminho viável para construir uma carreira.

“A Fórmula 1 não está dando muitas oportunidades aos pilotos. Hoje, infelizmente, tudo gira em torno de conseguir patrocínio para correr lá. Há muitos pilotos talentosos na Fórmula 2 e em outras categorias, mas poucas vagas.”

Na avaliação do francês, categorias como o Mundial de Endurance oferecem um ambiente competitivo e mais oportunidades para jovens talentos: “Existem muitos fabricantes e três pilotos por carro, então há mais espaço. Se o sonho de alguém é a Fórmula 1, espero que consiga chegar lá. Mas, se o objetivo for vencer Le Mans, também acho que é uma grande decisão”, finalizou ele.