Bottas supera Hamilton e garante 2ª pole da temporada

Valtteri Bottas superou seu companheiro de equipe Lewis Hamilton na última volta da qualificação para o Grande Prêmio dos 70 Anos da F1. Hamilton melhorou sua volta na liderança, mas Bottas superou o britânico por 63 milésimos para garantir a 13ª pole de sua carreira. No acumulado da temporada, o hexacampeão ainda leva a melhor com três poles contra duas de Bottas.

Nico Hulkenberg vai largar em terceiro, depois que o alemão foi anunciado na sexta-feira pela manhã que permaneceria na Racing Point também para este fim de semana. O titular da equipe, Sergio Perez, testou novamente positivo para o coronavírus.

Max Verstappen larga na quarta posição, seguido pela Renault de Daniel Ricciardo. O australiano vem em um ótimo final de semana com a equipe francesa.

Pierre Gasly também seguiu o bom desempenho da última corrida em Silverstone, o GP da Inglaterra da semana passada, e larga na sétima posição para a AlphaTauri, superando seu companheiro de empresa Alexander Albon, apenas o nono colocado na sênior Red Bull Racing. Na disputa interna da equipe, Gasly faz cinco a zero em Kvyat nas classificações da temporada até aqui.

A Ferrari segue muito atrás de Mercedes e Red Bull – e até Racing Point. Charles Leclerc larga em oitavo, mas seu companheiro de equipe Sebastian Vettel não conseguiu passar para o Q3.

Outro destaque da sessão, George Russell, da Williams, larga na 15ª posição.

Confira como foi:

Q1 – 18 minutos, os cinco últimos ficam de fora do Q2

O Q1 começou com a temperatura em 26°C, enquanto a pista esquentava e passava dos 43°C. Com o problema da degradação dos pneus em Silverstone, isso é algo que preocupado todos os pilotos e equipes.

A Haas inaugurou a pista na qualificação com Kevin Magnussen seguido por Romain Grosjean. Nico Hulkenberg marcou o primeiro tempo da sessão em 1:27.279s, seguido por George Russell mais de um segundo atrás. O britânico foi um dos poucos a começar a qualificação com os pneus médios, junto com a dupla da Haas.

A Ferrari subiu para as primeiras posições. Charles Leclerc na P3 e Vettel na P4, mas era cedo para comemorar. Lewis Hamilton definiu o ritmo em 1:27.231s e foi superado por seu companheiro de equipe Valtteri Bottas por 56 milésimos, antes de Max Verstappen assumir a liderança com 1:27.154s.

Pierre Gasly saltou na frente de Leclerc em quinto, atrás de Hulkenberg nesse momento. O companheiro de equipe do francês na AlphaTauri Daniil Kvyat, assumia a sétima posição, rebaixando Vettel para P8. O alemão da Ferrari caiu para 14ª posição com as melhorias de Esteban Ocon, Lando Norris, Carlos Sainz e Lance Stroll.

A Ferrari tentou mais uma vez, mas Vettel foi apenas o 13º. Daniel Ricciardo fazia o sexto tempo, enquanto Hamilton, Bottas e Verstappen trocavam de posição na liderança. Hamilton marcou 1:26.818s para superar os rivais.

Com cinco minutos finais no Q1, os pilotos retornaram aos boxes para troca de pneus e uma última tentativa. Enquanto Leclerc era o quinto, Vettel era ameaçado de ser eliminado na P13.

Alexander Albon, Magnussen, Kimi Raikkonen, Antonio Giovinazzi e Nicholas Latifi eram os eliminados.

Todos os pilotos voltaram com os pneus macios para a última volta no Q1.

Russell cravou o oitavo tempo, intercalando a dupla da AlphaTauri. Albon subiu para a P3, à frente de Verstappen. Vettel conseguiu melhorar e subir para a P11, mas Stroll, Kvyat e Ocon também melhoraram e empurram o alemão para a P14. Gasly marcou o quinto tempo, enquanto Stroll assumiu sexta posição, à frente da McLaren de Norris.

Lá na frente, Bottas marcou 1:16.738s e assumiu a P1, seguido por Hamilton, Albon e Verstappen.

Entre os eliminados no Q1, a dupla da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, Nicholas Latifi, Kevin Magnussen e Daniil Kvyat.

O russo da AlphaTauri ficou revoltado com o resultado ruim, um problema que afetou seu AT01 na volta final, e socava o seu capacete enquanto levava o carro aos boxes. Nas cinco qualificações até agora na temporada, seu companheiro de equipe Gasly levou a melhor em todas.

 

Q2 – 15 minutos, apenas os 10 primeiros se classificam para a disputa da pole no Q3

Todo mundo foi para a pista com os pneus médios quanto o Q2 começou. Apenas Verstappen tentava uma estratégia diferente, calçando os duros.

Hamilton marcou 1:26.266s para assumir a P1, antes de Bottas marcar o tempo avassalador de 1:25.785s, superando seu companheiro de equipe em quase meio segundo.

Ocon marcou o terceiro tempo, mas foi superado rapidamente por Verstappen e Ricciardo. Norris também superou o francês e era o quinto quando Albon colou em Verstappen, na quarta posição.

Stroll vinha fazendo um tempo excelente, mas errou no setor3. O tempo do canadense ainda foi suficiente para intercalar a dupla da Red Bull na P5. Ocon tinha caído para oitavo, seguido por Gasly e Sainz completando os dez primeiros. Faltava a dupla da Ferrari.

Vettel marcou o 10º tempo e foi empurrado para zona de eliminação quando Leclerc cruzou a linha na P4. Gasly superava o alemão por dois milésimos. Sainz, Hulkenberg, Grosjean e Russell completavam a zona de eliminação faltando cinco minutos para o fim do Q2.

Na segunda tentativa, alguns pilotos nem vieram para a pista. Ricciardo ficou na garagem, assim como Verstappen. Satisfeito com os tempos e economizando pneus para amanhã.

A Ferrari chamou Vettel e colocou os pneus macios no SF1000 do tetracampeão para tentar fugir da eliminação, mas não teve sucesso. Com as melhorias dos rivais, o piloto da Scuderia foi eliminado no Q2 por 0,193s.

A regressiva zerou quando Hulkenberg assumiu a segunda posição, intercalando as Mercedes e eliminando o piloto da Renault Ocon. Sainz, Grosjean e Russell foram os outros eliminados.

Verstappen foi o único entre os 10 primeiros fazer sua volta rápida no Q2 com os pneus duros e, dado o regulamento, parte para uma estratégia diferente largando os compostos mais rígidos do final de semana.

 

Q3 – 12 minutos que definem o pole-position

Ricciardo, Albon e Verstappen optaram pelos médios em suas primeiras tentativas no Q3, todo o restante foi para a pista com os macios.

Hamilton definiu a referência em 1:25.284s – bem aquém dos 1:24.303s de sua pole conseguida na semana passada também em Silverstone – seguido por Bottas pouco mais de um décimo atrás e Ricciardo – apesar da volta do australiano ser mais de um segundo mais lenta do que a de Hamilton.

Hulkenberg marcou o quarto tempo, à frente de Verstappen e Albon. Leclerc era o sétimo, seguido por Stroll, Gasly e Norris antes da última volta rápida de cada piloto.

Nos minutos finais, Hamilton marcou passou e assumiu a liderança no Q3. Bottas vinha rápido e superou Hamilton, definindo a pole position e vencendo o duelo interno da Mercedes. Restavam as outras posições.

Ricciardo melhorou e subiu para a P3. Gasly passou depois na sexta posição, antes de Leclerc não superar sua primeira tentativa no Q3 e ficar com o sétimo lugar. Foi quando Hulkenberg cravou 1:26.082s – quase um segundo mais lento do que Bottas – e assumiu a terceira posição do australiano, que seria superado instantes depois por Verstappen. Os últimos a cruzar a linha de chegada, Stroll garantiu a P6 e Albon teve que se contentar com a P9. Norris completa os dez primeiros no grid de largada para o GP dos 70 Anos da F1.

O Grande Prêmio dos 70 Anos da F1, quinta temporada da etapa 2020, acontece neste domingo (9) às 10h10, horário de Brasília. A F1Mania.net estará AO VIVO e em TEMPO REAL com todas as informações da F1 em Silverstone.

 

Confira o grid de largada para o GP dos 70 Anos da F1:

1) Valtteri Bottas (Mercedes) 1’25.154
2) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’25.217
3) Nico Hülkenberg (Racing Point/Mercedes) 1’26.082
4) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 1’26.176
5) Daniel Ricciardo (Renault) 1’26.297
6) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes) 1’26.428
7) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 1’26.534
8) Charles Leclerc (Ferrari) 1’26.614
9) Alexander Albon (Red Bull/Honda) 1’26.669
10) Lando Norris (McLaren/Renault) 1’26.778
11) Esteban Ocon (Renault) 1’27.011
12) Sebastian Vettel (Ferrari) 1’27.078
13) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault) 1’27.083
14) Romain Grosjean (Haas/Ferrari) 1’27.254
15) George Russell (Williams/Mercedes) 1’27.455
16) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda) 1’27.882
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’28.236
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’28.430
19) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 1’28.433
20) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 1’28.493

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 07/08/2020 – GP dos 70 Anos da F1: treinos e expectativas para a corrida:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes