F1: Bortoleto detalha volta tensa na Áustria e comemora melhor classificação do ano: “Muito feliz”

Gabriel Bortoleto conseguiu o melhor resultado da Sauber em classificações esse ano ao passar para o Q3 pela primeira vez e garantir o oitavo melhor tempo neste sábado (28), no Circuito de Spielberg, na Áustria. Logo após o encerramento da sessão, o brasileiro comentou as tensões que enfrentou pelo feito inédito e se mostrou contente com o desempenho da Sauber.

SPIELBERG, AUSTRIA - JUNE 28: Gabriel Bortoleto of Brazil driving the (5) Kick Sauber C45 Ferrari on track during final practice ahead of the F1 Grand Prix of Austria at Red Bull Ring on June 28, 2025 in Spielberg, Austria. (Photo by Joe Portlock/Getty Images)
Foto: Sauber/ LAT Images

“Primeiro de tudo, eu tenho que ser grato”, disse ele à jornalista Mariana Becker, da Band. “Eu estou no Q3 e é importante ser grato às conquistas que alcançamos.” Mesmo assim, o brasileiro acredita que poderia ter melhorado: “Eu acho que a minha volta no Q3 podia ter sido um pouco melhor, mas olhando os tempos, acho que eu fiquei dois décimos atrás do [Max] Verstappen.”

“Não sei se eu conseguiria ser mais rápido do que aquilo, mas a volta não foi perfeita”, continuou ele. “Acho que eu nem cheguei a melhorar a volta do Q2. O carro ficou um pouco dianteiro nesse último set, mas faz parte. Eu estou muito feliz, foi a primeira vez também entrei no Q3, então não sabia o ajuste exato do carro, não sabia se mudava algo ou não. Decidi manter tudo igual, mas eu estou feliz. A equipe fez um ótimo trabalho hoje, me colocando nas posições corretas na classificação, e a gente conseguiu fazer um ótimo resultado”, resumiu o paulista.

A oitava colocação de Gabriel marcou o melhor resultado da Sauber em classificações desde Valtteri Bottas no GP de Abu Dhabi de 2024. O feito também coloca Bortoleto com a melhor classificação de um brasileiro na Fórmula 1 desde 2017. Ainda respondendo à repórter da Band, ele também detalhou  como foi a tensão dentro do carro na hora de passar para o Q3:

“Nas duas últimas curvas no Q2, eu vi que a volta era muito boa. Eu não sabia o quanto de tempo eu precisava, mas eu sabia que aquela era uma volta perfeita para conseguir entrar no Q3. Entrei em quinto, e as duas últimas curvas foram absurdas. Coloquei o carro no limite, quase escapei, e ainda desci o pescoço para tentar tirar um pouco de atrito na reta e fechei a volta. Olhei para o tempo que eu estava em quinto e falei ‘muito bom’.”

O GP da Áustria tem largada programada para 10h deste domingo (29).

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.