Apesar de Mick Schumacher priorizar um muito improvável retorno à Fórmula 1 em 2025, a equipe Alpine no WEC está fazendo de tudo para mantê-lo em seu time na próxima temporada.
Schumacher correu pela Alpine no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2024, mas declarou abertamente que seu objetivo principal era voltar para a F1 em 2025. Com praticamente todas as equipes tendo suas duplas já definidas para o próximo ano, restando apenas a Sauber-Audi com uma vaga claramente aberta, mas supostamente já tendo descartando Schumacher como companheiro de Nico Hulkenberg, as chances do jovem alemão na categoria parecem cada vez menores.
No entanto, a Alpine WEC vê grande valor no piloto e espera convencê-lo a continuar na categoria de endurance. “É difícil dizer”, disse Philippe Sinault, chefe de equipe da Signatech Alpine, ao Motorsport.com. “Eu espero que ele fique.”
“Nós já dissemos para Mick, que para nós, é realmente importante que ele continue conosco. Mas nada está em minhas mãos. A Fórmula 1 ainda é a Fórmula 1. Temos que esperar novamente. Espero que em breve tenhamos algumas notícias sobre isso”, acrescentou.
Sinault elogiou o desempenho de Schumacher: “Acho que fizemos um bom trabalho juntos. Estou muito feliz com seu nível de desempenho, ritmo e comprometimento, acho que ele também está muito feliz com o trabalho. Se ele não estiver na F1 no próximo ano, estamos mais propensos a continuar trabalhando juntos.”
O futuro de Schumacher no WEC depende da vaga ainda não confirmada pela Audi na F1 em 2025. Enquanto o jornal alemão Bild já afirmou que ele está fora da disputa, outras publicações ainda o consideram um candidato. A Alpine, assim como Schumacher, aguarda o anúncio oficial da Audi.
” Não é só o que a equipe pode fazer, é sobre sua escolha pessoal”, disse Bruno Famin, chefe de automobilismo da Alpine, ao ser questionado sobre o que a equipe poderia fazer para convencer Schumacher. “Todos nós sabemos que a prioridade número um de Mick seria ter a possibilidade de retornar à F1, mas sabemos que só resta uma vaga para ter a oportunidade de voltar. Vamos ver o que faremos, qual será a decisão final. Do nosso lado, ficaremos felizes se ele ficar.”
“Estou muito feliz com Mick. Ele fez um ótimo trabalho. Sua adaptação ao endurance foi incrível, muito rápida, muito boa, todos sabem que para um piloto de monoposto não é fácil. E especialmente no início do ano ele estava muito focado em como conseguir um lugar na Fórmula 1 e ainda está nisso. Mas se você colocar isso de lado, ele está realmente focado no programa. Vimos novamente em Austin e no Japão o quão rápido ele foi durante a corrida”, acrescentou Famin.
Schumacher, ao lado de seus companheiros de equipe Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, garantiu o primeiro pódio para o Hypercar da Alpine, na etapa de Fuji do WEC.