Alexander Albon afirmou estar diretamente envolvido no projeto do governo da Tailândia, para viabilizar a realização de um GP de Fórmula 1 no país. Segundo o piloto da Williams, as negociações têm avançado de forma consistente, com apoio consistente das autoridades locais e um plano considerado promissor pela própria F1.
“Parece que está se tornando cada vez mais real”, afirmou Albon, às vésperas do GP da Áustria. “A Tailândia tem uma indústria forte de turismo e a Fórmula 1 se encaixa perfeitamente nessa proposta.”
Nos bastidores, o país já deu sinais concretos do interesse. Recentemente, o governo separou US$ 1,2 bilhão para formalizar sua candidatura, enquanto o Ministro do Esporte esteve presente no GP de Mônaco. No início do ano, o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, visitou a Tailândia e classificou os planos apresentados como ‘impressionantes’.
Segundo Albon, o circuito previsto para o evento não será no centro de Bangkok, em razão dos desafios logísticos da cidade. “Se você já foi à Tailândia, sabe como é o trânsito em Bangkok. Então será mais afastado”, disse ele.
De acordo com o piloto tailandês-britânico, o traçado em estudo foge do padrão recente de circuitos urbanos, oferecendo mais personalidade. “Não é o típico circuito de rua. Acho que tem mais personalidade, e isso é positivo”.

Mesmo com incertezas políticas no país, Albon afirmou que o apoio do governo ao projeto é consistente. “Acho que, no fim das contas, o governo está realmente engajado nisso. Então não preciso ser tão vocal ou ativo, mas ao mesmo tempo, quero que isso dê certo”, acrescentou.
Além de representar a Tailândia na elite do automobilismo mundial, Albon tem se reunido com autoridades locais para fortalecer o projeto, que também busca impulsionar o turismo esportivo. “Estamos trabalhando muito próximos do governo para promover a Fórmula 1 e o automobilismo na Tailândia. Queremos engajar o público e fazer disso algo grande”, completou piloto da Williams.
Caso se concretize, o GP da Tailândia ampliaria a presença da Ásia no calendário da Fórmula 1 e marcaria a estreia do país como anfitrião da categoria.