Muffato conclui aprendizado em Guaporé

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai ser uma espécie de certificado de conclusão de aprendizado para Pedro Muffato. O piloto paranaense fará domingo (4) em Guaporé, na Serra Gaúcha, sua segunda corrida com o novo caminhão Scania P124 com motor eletrônico, que estreou na prova do mês passado em Caruaru, sob o objetivo de concluir sua adaptação à máquina ao passo em que busca mais pontos na classificação.

“Vou a Guaporé já com uns 70% do aprendizado”, supõe Muffato, acerca da dupla novidade – o novo caminhão, que substitui o modelo T113 utilizado até o ano passado, e o motor eletrônico, com o qual jamais havia trabalhado até a etapa pernambucana. “Lá, ainda vou ter que aprender um pouco, mas a vantagem é que a gente já chega sabendo um pouco onde trabalhar para desenvolver o caminhão. A chance de marcar pontos vai ser bem maior”, aposta.

Foi justamente nos 3.080 metros do traçado do Autódromo Internacional de Guaporé que Pedro obteve seu melhor resultado em treinos classificatórios da F-Truck. Ele conquistou o segundo lugar no grid para a prova de 2002, disputada em 14 de abril e vencida pelo paulista Roberval Andrade, hoje seu companheiro na M.A. Motorsport. O paranaense abandonou a disputa já na quarta volta, depois de se envolver em um acidente com Fred Marinelli.

Apesar do retrospecto, Muffato reconhece ainda não estar em condições de disputar a pole-position, tendo em vista o estágio atual do desenvolvimento do caminhão número 20 em que leva as logomarcas de Scania, Consórcio Nacional Scania, FAG, Refrescos Camp e Bombril. “O motor deve melhorar bastante nessa corrida, mas acho que ainda não vai alcançar a potência que a gente espera. Hoje há dez pilotos ou mais no mesmo nível de competitividade“, avalia.

A programação da F-Truck em Guaporé terá início na sexta-feira (2), com duas sessões de treinos livres de 60 minutos cada, uma às 14h e outra às 16h. No sábado (3), serão mais dois treinos livres, às 9h e às 11h, e a tomada de tempos para definição de grid, às 16h. A prova, no domingo, vai começar às 14h15 e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede TV!, com geração de imagens da Máster Vídeo Produções, de Cascavel.

Realizada apenas uma das nove corridas que compõem o calendário, a classificação do Campeonato Brasileiro de F-Truck é:

1º) Beto Monteiro (PE/Fogaça Motorsport), Ford, 28

2º) Djalma Fogaça (SP/Fogaça Motorsport), Ford, 20

3º) Fred Marinelli (SP/Marinelli Competições), Scania, 15

4º) Wellington Cirino (PR/ABF Competições), Mercedes-Benz, 14

5º) Renato Martins (SP/RMV-Volkswagen), Volkswagen, 10

6º) Roberval Andrade (SP/M.A. Motorsport), Scania, 6

7º) Vignaldo Fízio (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, 4

8º) Leandro Totti (PR/Londrina Truck Racing), Ford, 3

9º) Beto Napolitano (SP/RMV-Volkswagen), Volkswagen, 2

10º) Pedro Muffato (PR/M.A. Motorsport), Scania, 1

10º) Jonatas Borlenghi (SP/RMV-Volkswagen), Volkswagen, 1