Wahome faz história e se torna primeira mulher a ganhar etapa da WRC3

Maxime Wahome tratou de entrar para a história do Mundial de Rali. No último final de semana, no Rali Safari, tornou-se a primeira mulher a vencer uma etapa do WRC3, categoria de acesso para a principal.

A disputa foi a terceira da temporada 2022 da categoria. A vitória da competidora de 26 anos veio por uma vantagem de 25min27s, cruzando ainda a linha de chegada na 16ª colocação geral, uma atrás do piloto da M-Sport Rally1 Gus Greensmith.

E o triunfo de Wahome não fez história apenas por ser a primeira mulher a ganhar, além de ser negra, como também é a primeira a vencer em casa – a prova aconteceu no Quênia. Ainda, era a primeira vez que comandava o Ford Fiesta Rally3.

Não bastando estar com uma máquina em que não está acostumada, teve apenas um treino como preparação. E mesmo após enfrentar problemas e erros ao longo dos dias, garantiu o lugar mais alto do pódio.

“Estou orgulhosa e feliz de que fiz história. Foi uma grande surpresa para mim. Meu objetivo era aprender o carro e a cada vez que ia pegando a mão, acho que fui melhorando minha velocidade. Quinta-feira foi a primeira vez em que sentei no carro”, contou.

“Tínhamos um problema no sistema eletrônico que ficava falhando no estágio que trocá-lo e, pouco depois, falhou novamente, nos obrigando a retirar e retornar. Estamos felizes que mantivemos a primeira posição”, seguiu.

“Toda a missão era apenas conseguir terminar e aprender sobre o carro porque a diferença era realmente grande”, concluiu.