FIA Girls on Track Seletiva de Kart continua com inscrições abertas até 9 de maio

Permanecem abertas até 9 de maio as inscrições para meninas de oito anos de idade a mulheres de 25 anos interessadas em participar da FIA Girls on Track Seletiva de Kart realizada pela Comissão Feminina de Automobilismo da CBA, presidida pela piloto Bia Figueiredo.

Ao todo, estão disponíveis 48 vagas. As participantes serão divididas entre as categorias Cadete, para idades de oito a 11 anos completados em 2024; Júnior, de 12 a 15 anos completados em 2024;  e Graduadas, de 16 a 25 anos completados em 2024. Cada categoria tem 16 vagas.

Caso haja mais de 16 concorrentes em alguma categoria, terão prioridade aquelas com mais experiência, após análise da CNK (Confederação Nacional de Kart), da CFA e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

A prova da Seletiva de Kart será realizada em 9 de junho, no Kartódromo Speed Park, na cidade de Birigui (SP), a cerca de 500 km da capital paulista. As vencedoras nas três categorias da prova serão premiadas com participação do Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em outubro, também no Kartódromo Speed Park.

“Nosso objetivo continua sendo fomentar a base para ampliar a presença de mulheres nos grids de corridas de todas as modalidades do automobilismo”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA e coordenadora do FIA Girls on Track Brasil.

Como se inscrever – Não há pré-requisitos. “As meninas não precisam ter nenhum tipo de experiência, podem ter andado de kart amador, ou de qualquer outro tipo de kart, e podem também nunca ter andado”, informa Bruna Frazão, especialista em marketing esportivo que participa da gestão da CFA ao lado de Bia e da engenheira Rachel Loh.

Se as participantes possuírem macacão, capacete, balaclava, luvas e sapatilhas ou tênis, usam suas peças. Caso não possuam, o kartódromo disponibiliza para locação.

Cada participante deve arcar com os custos da viagem até o local da prova, hospedagem e alimentação.

A participação no evento é gratuita, por conta do apoio do FIA Sports Grant, programa de bolsas esportivas da FIA que investe na Seletiva de Kart e nos eventos da CFA pela segunda temporada seguida, e do patrocínio da Porto ao FIA Girls on Track Brasil e à Seletiva de Kart.

“Para a seletiva ser democrática, usaremos karts rental, de aluguel, como no ano passado, igual para todas”, explica Rachel Loh.

A premiação das campeãs nas três categorias será disputar o Campeonato Brasileiro de Kart, a maior competição do kartismo nacional, de 8 a 12 de outubro, também no Speed Park, em Birigui, nas categorias Cadete, F4 Júnior e F4 Graduados. O custo equivalente a cerca de $ 30 mil por kart será bancado pela CBA, pelo FIA Sports Grant, e pela Porto.

Gastos com despesas de viagem, hospedagem e alimentação cabem às participantes. Elas também serão responsáveis por custos de peças de reposição em consequência de batidas, se esses gastos superarem o valor de R$ 2 mil.

Para o Brasileiro de Kart, as pilotas receberão a indumentária da FIA Girls on Track Brasil, e disporão de ajuda de custo no valor de R$ 5,5 mil para compra de capacete, comprovada por meio de nota fiscal.

Para participar do Brasileiro, as três pilotas terão que necessariamente estar filiadas à CBA, o que não é exigido para participar da fase inicial da seleção, com custo por conta de cada uma.

A Seletiva de Kart 2024 FIA Girls on Track Brasil tem apoio da CNK, da CBA, da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), do FIA Sports Grant, e patrocínio da Porto.

Inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfVr2oX8sk44OCGApVQvB_6aR8ll4UrKxKYCpeoM3Chz-V1A/viewform

Regulamento
https://www.dropbox.com/scl/fi/twfjw97bpqh7116qdx8v9/FINAL_2024-SELETIVA-DE-KART-FIA-GIRLS-ON-TRACK-V1.pdf?rlkey=r76zuldgyzdwtqehax9ikvt6g&dl=0

Cronograma
https://www.dropbox.com/scl/fi/lw55cqemf7s460u00zaoc/CRONOGRAMA_SELETIVA_FIAGOT_2024.pdf?rlkey=k8sjko35wg20cvrrfz0btg3cv&dl=0