Chuva artificial será novidade nas 500 Milhas de Kart Granja Viana

Por muitos anos foi discutido se a Fórmula 1 deveria molhar o traçado antes das corridas para trazer ainda mais emoção para as provas. Como isso ainda não aconteceu na principal categoria do automobilismo mundial, a organização das 500 Milhas de Kart decidiu promover esse experimento inédito para a prova de endurance mais democrática do mundo.

A expectativa é de que a 500 Milhas de Kart tenha 12 horas de duração e o asfalto será molhado cinco momentos pré-determinados pelos organizadores, através de um sistema de irrigação colocado em pontos específicos do circuito.

“Estamos regulando a chuva, começou como uma brincadeira para os pilotos darem uma escorregada, mas sem ficar perigoso para os competidores. Vamos umedecer a pista no ponto que o kart começa a escorregar. Estamos experimentando, a chuva vai entrar cinco vezes durante a corrida em horários estipulados com cinco minutos de duração e os pilotos devem perder em média meio segundo por volta. A temperatura e o vento podem influenciar também, então vai ser bacana que as equipes vão precisar mexer com as estratégias”, diz Felipe Giaffone, que é um dos organizadores das 500 Milhas.

A 26ª edição das 500 Milhas de Kart será disputada nesta quinta-feira (21) a partir das 11 horas da manhã, com transmissão ao vivo do BandSports na primeira e na última hora de corrida, enquanto a prova completa será exibida no YouTube.