Matheus Comparatto vence no desfecho da etapa de Goiânia e mantém liderança na Fórmula 4 Brasil

A terceira e última corrida da sétima etapa da Fórmula 4 Brasil, disputada na manhã deste domingo (24/11), teve Matheus Comparatto no topo do pódio. Com este resultado, o piloto da Oakberry Bassani F4 manteve a liderança do campeonato.

O saldo foi positivo tanto para Comparatto quanto para o vice-líder, Alvaro Cho. O piloto da TMG Racing conquistou a vitória no sábado, e, com isso, ambos chegaram a cinco triunfos na temporada, deixando Goiás com somente 11 pontos de diferença na classificação.

A terceira corrida do fim de semana começou com a pista úmida devido à chuva da noite anterior. Os pilotos precisaram de cautela para evitar problemas na largada. Comparatto, pole position, começou bem e manteve a liderança. Arthur Pavie (TMG Racing) tentou avançar à segunda posição, mas Alvaro Cho conseguiu se defender bem do companheiro de equipe.

Diversas disputas aconteceram pelo grid, com destaque para Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) e Rafaela Ferreira (TMG Racing). O piloto nascido em Bruxelas conquistou a colocação sobre a catarinense e subiu para sexto. Na sequência, Rogério Grotta (Cavaleiro Sports) e Ciro Sobral (TMG Racing) se aproximaram de Rafa, e os três chegaram a andar lado a lado na pista, com Sobral assumindo o sétimo posto.

Comparatto manteve a dianteira, enquanto Arthur Pavie, em terceiro, enfrentava a pressão de Filippo Fiorentino (TMG Racing) e Gino Trappa (Oakberry Bassani F4). A disputa entre Fiorentino e Trappa permitiu que Pavie se distanciasse um pouco, e Nobels, aproveitando a chance, ultrapassou Trappa, assumindo a quinta posição.

A corrida entrou em regime de bandeira amarela com a entrada do safety car, a cerca de dez minutos do fim, devido a um incidente envolvendo Alceu Feldmann Neto e Pepê Souza, ambos da Cavaleiro Sports. A relargada aconteceu com cinco minutos no relógio.

No fim das contas, a vitória ficou para Comparatto, a sua segunda no fim de semana e a quinta no campeonato, em pódio completado por Cho e Pavie. Nobels foi o quarto e o vencedor entre os rookies, e Rafa Ferreira completou o top-3.

Ao cruzar a linha de chegada, Comparatto comemorou sua quinta vitória na temporada. “Sabíamos das condições da pista, e na relargada, depois do safety car, achei que o Alvaro poderia chegar, pois a pista estava secando. Mas consegui impor um ritmo bom com os pneus novos e garanti a vitória”, declarou o piloto do carro #118.

Agora, os pilotos aguardam até a etapa final, em Interlagos, para saber quem realmente deve continuar na disputa pelo título. Isso devido ao adiamento da Corrida 2 da sexta etapa, que aconteceu pelo impedimento da realização da prova após a forte chuva que atingiu Interlagos no sábado do Grande Prêmio de São Paulo, quando a categoria-escola fez seu fim de semana em conjunto com a Fórmula 1.

A prova será realizada no início da grande final, que acontece em dezembro no “templo do automobilismo”. O resultado será fundamental, pois somente com ele em mãos poderão ser feitos os descartes das duas piores pontuações de cada piloto.

Comparatto vai para o último fim de semana do ano com 266 pontos, enquanto Cho soma 255. Ethan Nobels segue na briga pelo título com 210 pontos, e Rafaela Ferreira também é um nome forte com 188 pontos. Gino Trappa aparece mais atrás, com 149.

A Fórmula 4 Brasil realiza sua oitava e última rodada entre 13 e 15 de dezembro, e fará parte de uma programação intensa ao lado das finais da Stock Car, Stock Series e Turismo Nacional na capital paulista.

Classificação do campeonato após 7ª etapa
1º – Matheus Comparatto, 266 pontos
2º – Alvaro Cho, 255
3º – Ethan Nobels, 210
4º – Rafaela Ferreira, 188
5º – Gino Trappa, 149
6º – Arthur Pavie, 146
7º – Lucca Zucchini, 117
8º – Rogério Grotta, 114
9º – Ciro Sobral, 110
10º – Filippo Fiorentino, 79
*pontuação extraoficial



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.