Indy NXT: Hauger vence em São Petersburgo. Collet vai ao pódio

O norueguês Dennis Hauger venceu neste domingo (2) a etapa de abertura do campeonato da Indy NXT, disputada no circuito montado nas ruas de São Petersburgo, nos Estados Unidos. O piloto, que deixou a Fórmula 2 para correr na categoria de acesso à Indy, largou da pole position e dominou toda a disputa, triunfando logo na estreia no automobilismo americano.

A segunda posição acabou nas mãos de Lochie Hughes, que não conseguiu acompanhar o ritmo de Hauger durante a disputa. Caio Collet, único brasileiro do grid, completou a disputa com a terceira colocação, depois de impedir uma aproximação de Miles Rowe, quarto colocado ao final da disputa. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Salvador De Alba.

Jordan Missig finalizou a disputa com a sexta posição, sendo seguido por Jonathan Browne, sétimo ao final das 44 voltas disputadas. Callum Hedge cruzou a linha de chegada com a oitava posição, enquanto Josh Pierson finalizou a disputa em nono. O grupo dos dez melhores em São Petersburgo ainda contou com Ricardo Escotto.

A prova contou com a estreia de duas pilotas no grid da Indy NXT neste final de semana. Vinda da Fórmula 3, Sophia Floersch fez corrida discreta, mas ganhou cinco posições para terminar a disputa com a 12ª posição. Já Haille Deegan sofreu com a adaptação ao carro da categoria, muito diferente do modelo da Nascar Xfinity Series, mas ganhou sete posições e terminou em 14º.

A prova contou com quatro intervenções do Safety Car. A primeira delas veio logo na largada e tirou da disputa Niels Koolen, Tommy Smith e James Roe. Depois, incidentes com Roe, com Nolan Allaer e com Jack William Miller, este último encerrando a disputa em bandeira amarela, causaram as outras neutralizações em São Petersburgo.

A temporada da Indy NXT terá sequência no dia 4 de maio, com a disputa da etapa do Alabama, no circuito de Barber.

Confira como foi a corrida

A largada teve Dennis Hauger mantendo a primeira posição mesmo atacado por Lochie Hughes e Caio Collet, que seguiram em segundo e terceiro, respectivamente. Mais atrás, Niels Koolen recebeu um toque e rodou, acertando o muro. Tommy Smith também teve um contato com o muro, em lance que envolveu também James Roe. O Safety Car foi acionado.

A relargada veio na terceira volta, novamente com Hauger mantendo a ponta. O norueguês passou a abrir vantagem sobre Hughes, abrindo um segundo na oitava volta de prova. Collet, por sua vez, seguia em terceiro, meio segundo distante de Hughes. Na nona volta, Roe acertou o muro e provocou a segunda entrada do Safety Car na pista.

A corrida recomeçou na volta 14, e na volta seguinte, Callum Hedge quase acertou o muro ao perder o ponto de frenagem da primeira curva do circuito. Hauger seguiu na liderança, sempre seguido por Hughes e Collet. A bandeira amarela foi acionada novamente na volta 21, agora por conta de um acidente com Nolan Allaer.

A prova teve reinício na volta 25, desta vez com Hughes abrindo ataque sobre Hauger, enquanto Josh Pierson e Ricardo Escotto se tocaram, com o mexicano perdendo duas posições e caindo para a 12ª colocação. A prova entrou nas 20 voltas finais com o líder se livrando da pressão de Hughes e abrindo um segundo de frente três giros depois.

Com 17 voltas para o final, Collet passou a ser pressionado por Rowe, que buscava a terceira posição. Sebastian Murray, por sua vez, se dirigiu aos boxes, despencando na classificação. Por conta das três bandeiras amarelas, a corrida passou a ter o seu final determinado por tempo, e, com 35 voltas, Hauger seguia um segundo à frente de Hughes.

Na 43ª volta, o Safety Car foi acionado após Jack William Miller parar no muro na curva 3. O lance encerrou a disputa em bandeira amarela, dando a vitória a Hauger.